Nesta terça-feira (18), o deputado Maurício Dziedricki (PTB) instalou a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Hoteleiro. Segundo o Observatório de Turismo do RS, o setor é formado por 1.601 estabelecimentos, categorizados em hotéis, pousadas, flats, resorts e hostels, o que totaliza mais de 130 mil leitos.
A intenção da Frente Parlamentar, segundo Dziedricki, é fazer um inventário do setor, a fim de conhecer a atual dimensão que ele ocupa na economia do RS, e propor políticas para resolver os problemas enfrentados e estimular o turismo no estado. “Esse inventário faz toda uma diferença, quando a gente consegue dimensionar o tamanho que tem o setor hoteleiro aqui é que a gente possa mostrar para a política pública que o empresário que está relacionado ao setor não é só uma pessoa que abre uma porta, é uma pessoa que gera tributos, que emprega muita gente e que pode levar uma imagem absurdamente positiva do estado ou pode mostrar as carências que a gente tem”, explicou.
Para o empresário João Vissirini, a Frente Parlamentar tem como objetivo uma mudança drástica de paradigma. “Fazer com que a representação política do Estado olhe para o segmento econômico com a relevância que ele tem”, resumiu. Relatou que, nos últimos três anos, mais de 7 mil empreendimentos hoteleiros foram fechados no país.
O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RS, Régis Azevedo, também comentou as dificuldades do setor com a crise econômica. Ele elencou ainda a alta carga tributária que incide sobre o setor e a cobrança do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) por direitos autorais pela disponibilização de rádio e televisão nos quartos dos hotéis.
Eduardo Farina, representando o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho, defendeu a parceria entre os setores público e privado para o estímulo ao turismo. Ele relatou iniciativa que ocorre há 15 anos em Bento Gonçalves, onde técnicos e não indicados políticas ocupam a Secretaria de Turismo do município, e que tem trazido bons resultados para aquela região turística.
Ao final da instalação, ficou definido que será criado um Grupo de Trabalho para viabilizar os debates e a elaboração de proposta. Três temas foram definidos para dar início às discussões: a cobrança do ECAD, a carga tributária sobre o setor e os aplicativos de hospedagem.
Também participaram da instalação da Frente Parlamentar o deputado Bombeiro Bianchini (PR), o diretor de Turismo da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Abdon Barretto Filho, além de representantes de redes hoteleiras do RS.
Fonte: Assessoria de Imprensa Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul
IDENTIFICADA MOTOCICLISTA QUE MORREU EM ACIDENTE NA BR 290, EM ROSÁRIO DO SUL
HOMEM MORRE EM UMA COLISÃO FRONTAL ENTRE CARRO E ÔNIBUS NA ERS-569, EM NOVO BARREIRO
Meio-ambiente: secretaria orienta sobre a destinação dos vidros em Bento