A Câmara Municipal de Bento Gonçalves realizará o evento de instalação da Frente Parlamentar em Apoio e Defesa dos Direitos da Mulher nesta sexta-feira, dia 9 de maio, a partir das 18h30. O evento será realizado no Plenário Fernando Ferrari, na sede do Legislativo (Av. Dr. Casagrande, 270, bairro Cidade Alta).
A Frente Parlamentar é presidida pela vereadora Marlene Pelicioli (Cidadania) e conta com a participação dos vereadores Gilmar Pessutto (União), José Antônio Gava (PSDB), Letícia Bonassina (PL), Lúcio Lanes (PDT) e Volnei Christofoli (Progressistas). Convidados especiais participarão da iniciativa.
Segundo Marlene, a criação da Frente Parlamentar é um passo importante para o Município.
“Precisamos unir forças para garantir que os direitos das mulheres sejam respeitados e ampliados. Esta frente será um espaço de diálogo, proposição e ações para o bem-estar das mulheres”, afirma a parlamentar.
Para Letícia Bonassina, vereadora eleita, a participação feminina na Casa do Povo é mais do que importante, mesmo com diversas barreiras enfrentadas diariamente. “Criamos esta Frente Parlamentar para promover justiça social e transformação real. Defendemos saúde integral da mulher, igualdade de oportunidades, combate à violência e voz ativa nas decisões. Representar mulheres é lutar para que nenhuma seja deixada para trás. Juntas, vamos abrir caminhos e transformar nossa cidade.
Com o objetivo de fomentar ações, incentivar, desenvolver e apoiar discussões e ações relacionadas as mulheres, a Frente Parlamentar quer:
– Divulgar normas de proteção e defesa das mulheres, estimulando e fiscalizando seu fiel cumprimento;
– Formular diretrizes e incentivar a promoção de políticas que visem eliminar a discriminação em face das mulheres;
– Acompanhar a elaboração e execução de programas de governo no âmbito municipal, nas questões que atingem as mulheres, com vista à defesa de suas necessidades e de seus direitos;
– Promover debates e audiências sobre a defesa dos direitos das mulheres, a condição da mulher e o combate às formas de discriminação;
– Encaminhar denúncias recebidas relativas à discriminação das mulheres e encaminhá-las aos órgãos competentes, exigindo providências efetivas;
– Elaboração de projetos de lei, ou sugeri-los ao Chefe do Poder Executivo quando o assunto for de sua competência, que visem a assegurar os direitos das mulheres;
– Desenvolver programas e projetos em diferentes áreas de atuação, no sentido de eliminar a discriminação, incentivando a participação social e políticas das mulheres.
No requerimento de criação da Frente Parlamentar, é destacado a democracia será mais forte quanto melhor for a representatividade nela refletida. “Por isso, a criação da Frente Parlamentar em Apoio e Defesa dos Direitos da Mulher tem o intuito de ampliar a rede de proteção das mulheres e promover um espaço de discussão de políticas mais igualitárias e justas.
Outro objetivo importante desta iniciativa é ampliar a presença de mulheres na política e garantir que as vozes das poucas parlamentares sejam ouvidas.”
A vereadora Marlene Pelicioli reforça o convite para a participação da comunidade no evento. “Aproveito para convidar toda a população bento-gonçalvense para participar da Sessão de Instalação da Frente em Defesa e Apoio das Mulheres, que acontecerá no dia 09 de maio, às 18h30min na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.”
Fonte e foto: Comunicação – Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves
Deputado Guilherme Pasin é condecorado com a Ordem da Estrela da Itália
Ingressos antecipados para ExpoBento e Fenavinho têm valor promocional
Conheça três espumantes para presentear e compartilhar com as mamães