Após visitar Caxias do Sul, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, cumpriu agenda em outro município da serra gaúcha: Bento Gonçalves. O roteiro foi realizado na sexta-feira (1º/4). As visitas institucionais têm o propósito de aproximar o Tribunal às comunidades do Interior, estabelecendo diálogo com a advocacia, o poder público e entidades de trabalhadores e empregadores.
Também estiveram presentes o ouvidor do TRT-4, desembargador Clóvis Fernando Schuch Santos, o diretor da Escola Judicial e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), desembargador João Paulo Lucena, a coordenadora do Cejusc 2º Grau, juíza Aline Doral Stefani Fagundes, a diretora-geral, Natacha Moraes de Oliveira, e a chefe de gabinete da Presidência, Luísa Helena Macuglia.
Advocacia
A primeira reunião ocorreu na sede da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). O presidente e demais representantes do Tribunal foram recebidos pelos advogados Rodrigo Terra de Souza (presidente da subseção), Laura Tumelero Souza (secretária-geral) e Josana Rosolen Rivoli (conselheira seccional). Também esteve presente o juiz do Trabalho Silvionei do Carmo, titular da 2ª Vara do Trabalho de Bento Gonçalves. O tema principal da pauta foi o retorno das audiências presenciais. Os advogados elogiaram o trabalho dos magistrados e servidores do Foro Trabalhista, destacando ser saudável o relacionamento com a advocacia.
Sindicatos de trabalhadores e empregadores
Ainda no turno da manhã, o presidente Francisco Rossal visitou a sede do Sindicato dos Metalúrgicos (STIMME) do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bento Gonçalves. O magistrado e a comitiva do TRT-4 foram recebidos pelos presidentes das duas entidades, Deoclides dos Santos e Oclair Sanches, respectivamente. Uma reunião foi promovida com dirigentes de diversos sindicatos de trabalhadores da região. Rossal falou sobre a atuação da Justiça do Trabalho durante a pandemia e as mediações coletivas. Destacou que o Tribunal está à disposição dos sindicatos para mediar as negociações e promover o diálogo entre as partes. O desembargador também ressaltou a importância de sindicatos fortes para a manutenção da democracia.
Na sequência, Rossal se dirigiu ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMME), que representa cerca de 350 empresas na região. O presidente da entidade, Juarez José Piva, conduziu uma reunião do TRT-4 com advogados e representantes de entidades de diversos setores econômicos: comércio, moveleiro e outros. Em seu pronunciamento, o presidente Francisco Rossal explicou as mediações realizadas na pandemia, com o objetivo de preservar a saúde dos trabalhadores, os empregos e as empresas. Também comentou a importância de se gerar riqueza e, também distribuí-la. Por fim, colocou o TRT-4 à disposição dos empresários para mediar as negociações com os trabalhadores, sempre priorizando o diálogo e soluções negociadas, em vez de impostas.
Almoço com juízes
Ao meio-dia, o presidente e sua comitiva realizaram uma reunião-almoço com juízes do Foro Trabalhista de Bento Gonçalves e do Posto Avançado de Nova Prata, que pertence à mesma jurisdição. Estiveram presentes os juízes Graciela Maffei (diretora do Foro e titular da 1ª VT), Silvionei do Carmo (titular da 2ª VT), Laura Balbuena Valente (substituta na 1ª VT), Eduardo Batista Vargas e Bruno Marcos Guarnieri (substitutos em Nova Prata). O tema principal foi o retorno das audiências presenciais. Rossal salientou que a equipe de Bento Gonçalves terá todo o apoio da Administração do Tribunal para bem conduzir este processo de retomada. O almoço foi realizado a convite da Amatra IV,
Câmara de Vereadores e Prefeitura
O início da tarde foi dedicado a reuniões com os Poderes Legislativo e Executivo. O presidente do TRT-4 e sua comitiva visitaram o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto. Depois, reuniram-se com o prefeito Diogo Siqueira e o procurador do Município, Sidgrei Machado Spassini. Rossal falou principalmente sobre a experiência do TRT-4 na mediação coletiva em serviços públicos, que ajudam a evitar ou solucionar greves. O presidente reforçou que a instituição segue de portas abertas para as mediações, se necessário. O magistrado também elogiou o município de Bento Gonçalves pelo seu nível de desenvolvimento socioeconômico e empregabilidade.
Hospital Tacchini
A última agenda em Bento Gonçalves foi no Hospital Tacchini, principal empregador privado no município, com mais de 2 mil empregados. A convite do próprio hospital, o desembargador Rossal e sua comitiva realizaram uma visita institucional. Na ocasião, a presidente do Conselho de Administração, Maristela Longhi, o superintendente, Hilton Mancio, e outros gestores fizeram uma apresentação sobre a política de gestão de pessoas do hospital. Também falaram sobre o perfil das ações trabalhistas ajuizadas contra a instituição.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4) / Justiça do Trabalho
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR ROUBO, EM BENTO GONÇALVES
ACIDENTE ENTRE TRÊS VEÍCULOS DEIXA MULHER FERIDA NA BR-470, EM BENTO GONÇALVES