A cidade de Bento Gonçalves, por meio dos Fóruns Setoriais de Cultura, atualizou a composição do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para o biênio 2025/2027. Após três encontros que reuniram representantes de diferentes áreas da produção artística e cultural, foram eleitos novos membros da sociedade civil — titulares e suplentes — que passam a integrar o Conselho junto aos conselheiros já em exercício, fortalecendo a representatividade dos segmentos de Música, Artes Cênicas, Artesanato, Cultura Afro-Brasileira, Sistema Municipal de Arquivo Público e Histórico e Sistema Municipal de Museus.
Os Fóruns reafirmaram o papel da participação social como ferramenta de fortalecimento das políticas públicas culturais, promovendo o diálogo aberto, democrático e propositivo. A eleição desses novos representantes reforça o compromisso com uma gestão cultural plural, diversa e conectada às realidades dos fazedores de cultura do município.
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Evandro Soares, os Fóruns e o Conselho são instrumentos estruturantes da política cultural: “Estamos muito felizes de poder apresentar oficialmente essa atualização do nosso Conselho. Isso demonstra o comprometimento dos membros da sociedade civil em entender a Cultura como um direito básico, assim como Saúde, Educação e moradia. Os Fóruns promovem essa consciência sobre as atribuições e a importância do Conselho, sendo um elo essencial para a vida cultural do município.”
A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Daniela Sandrin Copat, também destacou a relevância do processo: “A atualização da composição do Conselho, por meio dos Fóruns Setoriais, mostra a força da escuta e da construção coletiva. O CMPC é um espaço de articulação e de mediação entre a sociedade civil e o poder público, e seu fortalecimento reflete diretamente na qualidade e na continuidade das políticas culturais. A presença ativa dos segmentos é fundamental para garantir representatividade, diálogo e avanços reais para o setor cultural.”
Além da recomposição do CMPC, os Fóruns também definiram a nova formação da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC), responsável por avaliar os projetos culturais financiados com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Com sua nova configuração, o Conselho segue fortalecido para exercer seu papel de fomentar o debate, acompanhar as políticas públicas e promover a participação ativa da sociedade na construção de uma cultura acessível, diversa e estruturante para Bento Gonçalves.
Confira como ficou a nova composição:
Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC)
* Cristiane Bertoco
* Denize Catarina Misael de Andrade Tosi
* Ivete Todeschini Menegotto
Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC)
Segmento: Música
* Titular: Cássio Keru da Cunha
* Suplente: Fernanda Wagner de Campos
Segmento: Artesanato
* Titular: Gládis Helena Lobo Pierdoná
* Suplente: Angela Maria Feiden Sulzbacher
Segmento: Sistema Municipal de Museus
* Titular: Vania Maria Dalmas
* Suplente: Décio Tasca
Segmento: Sistema Municipal de Arquivo Público e Histórico
* Titular: Lezilda Maria Teixeira
* Suplente: Delmira Rigo Ghiggi
Segmento: Artes Cênicas
* Titular: Ranieri Zilio Moriggi
* Suplente: Gustavo Antonio de Oliveira Dorigon
Segmento: Cultura Afro-Brasileira
* Titular: Moacir dos Santos Corrêa
* Suplente: Adilson de Melo
Com casa cheia, Câmara de Bento homenageia Vânia Kratz Mendes, referência em assistência social
Dom José Gislon – Vocação, doação e serviço na missão
Exposição “Mandalas – O Toque da Alma”, de Mari Freitas, abre nesta segunda-feira, 04 de agosto, na Fundação Casa das Artes