Fóruns Setoriais elegem novos membros para o Conselho Municipal de Política Cultural

A cidade de Bento Gonçalves, por meio dos Fóruns Setoriais de Cultura, atualizou a composição do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para o biênio 2025/2027. Após três encontros que reuniram representantes de diferentes áreas da produção artística e cultural, foram eleitos novos membros da sociedade civil — titulares e suplentes — que passam a integrar o Conselho junto aos conselheiros já em exercício, fortalecendo a representatividade dos segmentos de Música, Artes Cênicas, Artesanato, Cultura Afro-Brasileira, Sistema Municipal de Arquivo Público e Histórico e Sistema Municipal de Museus.

Os Fóruns reafirmaram o papel da participação social como ferramenta de fortalecimento das políticas públicas culturais, promovendo o diálogo aberto, democrático e propositivo. A eleição desses novos representantes reforça o compromisso com uma gestão cultural plural, diversa e conectada às realidades dos fazedores de cultura do município.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Evandro Soares, os Fóruns e o Conselho são instrumentos estruturantes da política cultural: “Estamos muito felizes de poder apresentar oficialmente essa atualização do nosso Conselho. Isso demonstra o comprometimento dos membros da sociedade civil em entender a Cultura como um direito básico, assim como Saúde, Educação e moradia. Os Fóruns promovem essa consciência sobre as atribuições e a importância do Conselho, sendo um elo essencial para a vida cultural do município.”

A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Daniela Sandrin Copat, também destacou a relevância do processo: “A atualização da composição do Conselho, por meio dos Fóruns Setoriais, mostra a força da escuta e da construção coletiva. O CMPC é um espaço de articulação e de mediação entre a sociedade civil e o poder público, e seu fortalecimento reflete diretamente na qualidade e na continuidade das políticas culturais. A presença ativa dos segmentos é fundamental para garantir representatividade, diálogo e avanços reais para o setor cultural.”

Além da recomposição do CMPC, os Fóruns também definiram a nova formação da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC), responsável por avaliar os projetos culturais financiados com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Com sua nova configuração, o Conselho segue fortalecido para exercer seu papel de fomentar o debate, acompanhar as políticas públicas e promover a participação ativa da sociedade na construção de uma cultura acessível, diversa e estruturante para Bento Gonçalves.

Confira como ficou a nova composição:

Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC)

* Cristiane Bertoco

* Denize Catarina Misael de Andrade Tosi

* Ivete Todeschini Menegotto

Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC)

Segmento: Música

* Titular: Cássio Keru da Cunha

* Suplente: Fernanda Wagner de Campos

Segmento: Artesanato

* Titular: Gládis Helena Lobo Pierdoná

* Suplente: Angela Maria Feiden Sulzbacher

Segmento: Sistema Municipal de Museus

* Titular: Vania Maria Dalmas

* Suplente: Décio Tasca

Segmento: Sistema Municipal de Arquivo Público e Histórico

* Titular: Lezilda Maria Teixeira

* Suplente: Delmira Rigo Ghiggi

Segmento: Artes Cênicas

* Titular: Ranieri Zilio Moriggi

* Suplente: Gustavo Antonio de Oliveira Dorigon

Segmento: Cultura Afro-Brasileira

* Titular: Moacir dos Santos Corrêa

* Suplente: Adilson de Melo

error: Conteúdo Protegido