Com o intuito de ampliar e democratizar as ações do governo municipal e da sociedade civil, a Secretaria da Cultura realiza nos dias 17 e 23 de julho, às 19h, na Fundação Casa das Artes, os Fóruns Setoriais de Cultura. O evento (veja a programação completa abaixo) é destinado à comunidade, artistas, produtores e agentes culturais, conselheiros, gestores, investidores, simpatizantes e demais protagonistas da cultura de ordem pública, privada, sociedade civil, entidades jurídicas com ou sem fins lucrativos.
Além de palestras com foco na formação de plateia, serão realizados debates em todas as áreas culturais para validar as demandas e eleger um Conselho para segmentos que não possuem representatividade. As inscrições para estes ocorrem no dia 17 de julho, das 18h às 19h, na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto), mediante apresentação de documentação.
O secretário da Cultura, Evandro Soares, ressalta a importância da participação dos segmentos. “Dessa forma, conseguimos construir um sistema sólido, coeso, que efetive diretrizes, estratégias e ações para os próximos anos, em consonância com o Plano Municipal de Cultura”, diz.
Palestras com foco na formação de plateia
No dia 17 de julho, o Fórum recebe, a partir das 19h15, a palestra “A platéia no olhar do produtor – diferenças de formação e democratização”, ministrada pela diretora da empresa Lucida Desenvolvimento Cultural, Luka Ibarra. Com formação profissional em Produção Cultural, Luka vem desde 2015 trabalhando na área, coordenando e produzindo espetáculos nacionais e internacionais como Phil Collins, Elton John, Foo Fighters, entre outros.
No dia 23 de julho, a partir das 19h15, Leonardo Amorin Roat aborda “Formação de platéia, é só de platéia? A ressignificação da função dos agentes culturais na comunidade de um projeto”. Roat é doutor e mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atua em diversas áreas das Artes como teatro, audiovisual, cinema, direção de atores, novas mídias e produção cultural.
Programação
Dia 17 – Terça-feira
18h às 19h – Credenciamento
19h – Abertura (Sala Pública de Cinema) – Com participação do secretário municipal da Cultura, Evandro Vinícius Manes Soares e do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Leandro Magnaguagno
19h15 – Palestra com Luciana Ibarra dos Santos Sperb – Produtora Cultural –
Tema: Formação de Platéia
20h – Reuniões por segmentos culturais:
– Artes Cênicas;
– Música;
– Folclore, Tradicionalismo Gaúcho e Culturas Populares;
– Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura;
– Etnias;
– Sistema Municipal de Museus;
– Sistema Municipal de Equipamentos Culturais;
– Áudio Visual e Áudio.
21h – Retorno à Sala Pública Cinema para considerações finais.
Dia 23
19h – Abertura na Sala pública de Cinema
19h15 – Palestra com Leonardo Amorin Roat – Doutor e Mestre em Ciências da Linguagem – Tema: Formação de Platéia
20h – Reuniões por segmentos culturais:
– Dança;
– Artesanato;
– Cultura Afro-Brasileira;
– Artes Visuais ou Plásticas;
– Empresas, Produtores, Empreendedores, Agentes e Trabalhadores da Cultura;
– Sistema Municipal de Patrimônio Cultural;
– Sistema Municipal de Arquivo Público e Histórico.
21h – Retorno à Sala Pública Cinema para considerações finais
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor