Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Enérgica é aberto em Bento Gonçalves

O Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética foi aberto nesta quarta-feira, 22, na Fundação Casa Artes. As atividades do evento, que abrangem palestras, painéis, apresentação de cases e workshop, se estendem até o dia 24 de maio em Bento Gonçalves.

O objetivo da programação é promover um debate sobre o rumo da geração solar nos próximos anos, reunindo empresários, profissionais do setor, gestores de órgãos públicos, pesquisadores e estudantes.

O coordenador do Fórum, Tiago Cassol Severo, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou dados do setor. “Nos últimos anos, o Brasil tem aumentado o aproveitamento de energia solar e convertido isso em receita, gerando empregos e eletricidade limpa para a nossa sociedade. Nunca a energia solar teve tanto espaço na mídia como tem hoje. O Rio Grande do Sul também vive seu momento ensolarado, quando observamos os números de sistemas solares instalados. Os dados atuais nos colocam na lista dos três estados com maior número de instalações oriundas da geração distribuída”, destacou.

Com o objetivo de fortalecer o mercado gaúcho nessa área, o Fórum também proporcionará aos participantes e público em geral o Espaço de Negócios. Além disso, no dia 24, será realizado o workshop ‘Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos’, com a intenção de qualificar o setor.

O diretor do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), Celso Ferrarini, agradeceu os apoiadores do evento, equipe organizadora, palestrantes, participantes, expositores do espaço de negócios e patrocinadores.

Em seu pronunciamento, o gerente regional do Sebrae da Serra Gaúcha, Cláudio Peiter, reforçou a intenção de trazer outras edições do evento para Bento Gonçalves. “É uma grande satisfação estar participando desse evento comum tema tão importante: energia solar e eficiência energética, imprescindível para os dias atuais. Este tema está entre as nossas cadeias prioritárias. Parabenizo as demais instituições realizadoras e desejo que possamos realizar outras edições desse evento. Fica o nosso compromisso”, frisou.

Na sequência, o representante do SENAI, Rovanir Baugartner, enalteceu o segmento como forma de fomentar a economia. “O auditório aqui cheio, ver vocês hoje se dedicando a aprender mais sobre essa tecnologia, a gerar negócios, trazer dividendos para a sociedade, é prova ímpar do sucesso desse Fórum, e espero que ele seja o primeiro de muitos. Que possamos discutir as tecnologias necessárias para alavancar o nosso Estado e definir mais negócios, fazer parcerias, e realmente levar a energia fotovoltaica à sociedade gaúcha”, afirmou.

O potencial brasileiro e, principalmente, o gaúcho permearão os debates. Temas como o mercado fotovoltaico, oportunidades e desafios, gestão no setor de energia, financiamentos para projetos, cadeia produtiva para energia solar e eficiência energética, legislação, comissionamento e regulação na área de energia solar e geração distribuída estão na programação de palestras, painéis e cases.

O vice-reitor da Universidade de Caxias do Sul, Odacir Graciolli, pontuou as ações da instituição em prol do desenvolvimento da comunidade e investimentos em projetos de tecnologia, e agradeceu aos parceiros da iniciativa.

Em sua fala, o prefeito Guilherme Pasin, enalteceu a importância por Bento Gonçalves receber o evento. “Enxergando potencialidades a partir da eficiência energética da condição de financeirizar ainda mais os processos e fazer com que os avanços aconteçam. Hoje graças ao empenho de todos e tudo aquilo que foi construído, mostramos que a energia fotovoltaica é incrivelmente rentável para todos os setores, principalmente para o nosso país. Dizer da importância e da alegria de Bento Gonçalves sediar esse evento, aqui na Fundação Casa das Artes, e abrir portas para que vocês permaneçam no nosso município e façam com que mais exercícios como esse aconteçam, e que na possibilidade empreendam em nossa casa. Sejam bem-vindos a Capital do Vinho”, ressaltou.

O diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul e Professor de Engenharia Elétrica e Especialização em Energias Renováveis na PUC/RS, Eberson José Thimmig Silveira, abriu as palestras com o tema “Panorama energético do Estado com ênfase nas energias renováveis e nas perspectivas da SEMA para o futuro energético do Rio Grande do Sul”.

Também estiveram presentes, o deputado estadual João Fischer, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, e o adjunto da pasta, Wagner Melo, e a presidente do Conselho Municipal de Turismo e representante do SEGH, Márcia Ferronato, e o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves, Juarez Piva.

Espaço de Negócios

Paralelamente às palestras e aos painéis, o Fórum conta com um Espaço de Negócios, instalado na Rua Coberta. O espaço pode ser visitado, gratuitamente, pelo público em geral, mesmo por aqueles que não estiverem participando da programação do Fórum, das 8h30 às 18h, nos dias 22 e 23 de maio.

Workshop

Nesta sexta-feira, 24, o workshop ‘Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos’, nos turnos da manhã e da tarde, ficará a cargo do engenheiro eletricista e pesquisador Lucas Nascimento, que possui doutorado na área de energia solar fotovoltaica e participa, desde 2005, do grupo de pesquisa sobre energia solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Realizadores do fórum

O Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética é uma realização do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), do Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e dentre os apoiadores, conta com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura e da Prefeitura de Bento Gonçalves.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Laura Kirchhof

error: Conteúdo Protegido