Docentes das escolas municipais infantis de Bento Gonçalves participaram na noite de ontem, 11, de um momento de reflexão e análise acerca do ensino pedagógico, durante o Fórum Municipal de Educação Infantil. O evento foi realizado no anfiteatro da Fundação Casa das Artes, reunindo cerca de 350 professores.
Durante a cerimônia de abertura, a Secretária Municipal de Educação, Ieda Gava, destacou a importância de valorizar a bagagem cultural e o conhecimento de cada educando. “Educar é uma arte e se educar é uma arte. Todos nós somos artistas até certo ponto. Cabe a nós, como educadores, sabermos conviver com as diferentes demandas e valorizar a bagagem de vivências que cada um carrega para aprimorar o ensino em nosso dia-a-dia. O conhecimento nos torna capazes, seguros e melhores a cada dia”, disse.
O Fórum teve como grande atração a palestra com o professor Gabriel De Andrade Junqueira Filho, que abordou os temas “Protagonismo compartilhado” e “Da relação pedagógica ao triângulo pedagógico”.
Para ele, faz parte do protagonismo compartilhado buscar o entendimento e o respeito perante anseios e vontades das crianças. “É preciso desenvolver brincadeiras que estimulem o seu pensamento e criatividade. O triângulo pedagógico é formado pelo educando, pelo educador e pelo saber, que devem estar sempre juntos em cada vértice desta figura geométrica”, complementou.
O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc/Bento Gonçalves). A noite foi marcada, ainda, pela apresentação do coral Estrela do Oriente, coordenado pela professora e musicista Viviane Mello. O repertório incluiu músicas de Mozart e Chico Buarque, além de uma versão do Hino de Bento Gonçalves idealizada pelo grupo.
Foto: Cristiane Moro
Fonte: Prefeitura de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Monte Belo forma novos Agentes Mirins no combate à dengue
Em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália, UCS cria Cátedra de Italiano