Fortalecimento da cultura ítalo-gaúcha marca primeira edição do Encontro da Comunidade Italiana do RS

Evento organizado pelo Comites-RS ocorreu na tarde de 16 de setembro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, tendo como destaque a apresentação da comissão a frente dos festejos de 150 anos da imigração italiana no estado

Em um movimento de aproximação dos cidadãos italianos residentes no Rio Grande do Sul com sua cultura de origem, o Comitê dos Italianos no Exterior (COMITES-RS) promoveu a primeira edição do Encontro da Comunidade Italiana do RS na segunda-feira, dia 16, na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre. O evento foi marcado pelo sentimento de fortalecimento da cultura ítalo-gaúcha ao reunir representantes de associações e entidades ligadas à cultura italiana – são cerca de 80 cadastradas junto ao Comitato – e demais envolvidos no movimento de comemorações dos 150 da imigração no RS, celebrados em 2025.

Os festejos do próximo ano foram o destaque da programação. A comissão estadual organizadora foi oficialmente apresentada no encontro. Criada durante o lançamento da Frente Parlamentar Brasil-Itália, no mês de abril, terá a responsabilidade de liderar as ações que farão parte do calendário comemorativo – além de reforçar os laços existentes entre o estado e a Itália. “Esse encontro recompensou todo o esforço promovido por nós, enquanto órgão que representa os interesses da comunidade italiana no RS, de conseguir reunir nossos cidadãos neste dia especial. A apresentação da comissão sela esse compromisso de seguir fortalecendo os laços que nos unem à nossa pátria mãe e buscar avanços a partir da valorização de nossa história”, destacou a presidente do Comites-RS, Cristina Mioranza.

O presidente da comissão, o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, Fabrício Guazzelli Peruchin, foi o responsável por apresentar e introduzir ao público os membros integrantes – que se reunirão a cada quinze dias para alinhamento de tarefas. O grupo conta com representantes do Governo do RS (Gabinete do Governador e do Vice-governador; da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Secretaria de Turismo; Secretaria de Comunicação; Secretaria da Segurança Pública; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Secretaria da Cultura; Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia; Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão; Secretaria de Educação; e Procuradoria-Geral do Estado), da Assembleia Legislativa, de entidades representativas empresariais (FIERGS, Fecomercio, Federasul e Famurs), de universidades gaúchas (UFSM, UCS, UFRGS e PUC-RS), do Governo Federal (Ministérios da Cultura, do Turismo e das Relações Exteriores), da Prefeitura de Porto Alegre, da Arquidiocese de Porto Alegre, do MTG, da Associação Italiana do RS, do Instituto Anita Garibaldi, Associação Aliadas, Associação dos Moinhos do Vale do Taquari, do CGIE, do Comites-RS e do Consulado Geral da Itália em POA. A comissão ainda está aberta a novas participações.

“É uma honra presidir uma comissão tão importante para a história sesquicentenária da imigração italiana, num estado que tem fortes raízes que nos conectam à Itália. Quis o destino que eu ocupasse essa posição para fazer parte desse momento histórico. É um dever de todos nós, enquanto cidadãos ítalo-gaúchos, de preservar e fortalecer esses laços”, reforçou Peruchin.

Anfitrião da sede do encontro, o deputado estadual Guilherme Pasin aproveitou o seu espaço de fala para endossar essa premissa da valorização – muito pelo fato de ser o representante da Assembleia Legislativa na comissão e estar liderando a frente parlamentar instituída pela casa. “Precisávamos de uma representação ítalo-gaúcha aqui na Assembleia. Nosso objetivo é fazer um grande marco na história do Rio Grande do Sul com os 150 anos da imigração italiana em nosso estado”, enfatizou Pasin, que também apresentou, na ocasião, o Projeto de Lei que confere às comemorações dos 150 anos da imigração italiana a outorga de relevante interesse cultural para o estado.

Atuação consular como aliada do fortalecimento ítalo-gaúcho

O painel de encerramento conduzido pelo Cônsul Geral da Itália em POA, Valerio Caruso, consolidou a importância da comissão para o fortalecimento das relações estabelecidas entre o RS e a Itália. Em sua fala, Caruso destacou o marco histórico e os avanços conquistados pelo Consulado nos últimos anos. “Compartilho com toda a equipe do Consulado Geral os méritos das conquistas que estamos colecionando para os nossos concidadãos. É uma alegria estar aqui prestigiando um momento tão significativo e especial, que certamente mostra o por quê o Rio Grande do Sul é o estado mais italiano do mundo”, disse o Cônsul.

Painéis reforçam direitos e deveres dos cidadãos e detalham ações dos festejos

A programação do dia ainda foi marcada por outros momentos relevantes para a comunidade italiana no estado. A palestra de abertura abordou o que é o COMITES e o CGIE, tendo como porta-vozes a presidente Cristina Mioranza, a vice-presidente Rosária Anele e a conselheira do CGIE Stephania Puton. As diretrizes e o mapa de eventos referentes aos festejos dos 150 anos da imigração italiana foram os temas de Isadora Aquini, que falou junto ao professor da PUC-RS, Antonio de Ruggieiro. O dia também contou com as falas das conselheiras Stephania Puton e Neiva Cantarelli sobre os direitos e deveres do cidadão italiano – como o AIRE, passaporte, registro civil, registro de filhos, óbitos, estado civil e endereço. O evento encerrou com a apresentação do Coral I Amici de la Massolin.

Balanço de ações do Comites-RS

O encontro também foi uma oportunidade para apresentar à comunidade italiana as ações que vêm sendo executadas pelo Comitato. Em sua fala, a presidente Mioranza destacou, dentre outros tópicos, a presença de uma secretária executiva, a aquisição de um computador portátil e um celular para atender as novas tecnologias e mídias sociais – atendendo o cidadão via WhatsApp e e-mail, a atualização do site do Comites-RS, o canal no Youtube com vídeos que esclarecem as atividades, o maior engajamento nas redes sociais, a troca da sede para o Carlos Gomes Center, a aprovação de três projetos aprovados pela Itália em 2023; o ‘Anziani nella meglior età’, dando instruções sobre cidadania italiana aos idosos acima de 60 anos, o programa de rádio com o conselheiro Ladir Brandalise, formação da comissão Jovem do COMITES-RS, bolsas de estudo na Universidade de Siena e professora ganhadora do  DITALS, aprovação do novo estatuto, eleição da conselheira Stephania Puton no CGIE, prestação de contas desses dois anos aprovada pelo Consulado, atuação junto a embaixada da Itália no Brasil para ajuda humanitária aos desabrigados da enchente de maio, estreitamento das relações com o embaixador e sua equipe, culminando na vinda do presidente italiano ao RS, marco histórico para o estado, dentre outras conquistas.

A programação do dia teve, ainda, entrega de homenagem a Sérgio D’Agostin, como patrono da sede da entidade, como forma de agradecimento ao por seu incentivo ao fortalecimento da italianidade no RS, e reconhecimento por sua contribuição para instalação da entidade no Carlos Gomes Center, em Porto Alegre.

É possível assistir à integra do encontro no canal do Comites-RS no Youtube ou diretamente por este link: https://youtube.com/live/5vU7hWdxwSU?feature=share

Fonte: Exata Comunicação e Eventos

Foto: Exata Comunicação | Alessandro Manzoni

 

 

error: Conteúdo Protegido