O anfiteatro da Fundação Casa das Artes foi o cenário, nesta sexta-feira (09), para formatura dos 26 novos oficiais da Guarda Civil Municipal (GCM). As aulas teóricas e práticas iniciaram em julho e foram concluídas no início deste mês, totalizando uma carga horária de 776 horas.
Os agentes irão atuar diretamente na prevenção à violência e a criminalidade, potencializando a presença física, evidenciando a percepção da comunidade e garantindo maior segurança a população. Os encontros foram realizados na Faculdade Cenecista. A formação contou com aulas práticas de tiro, condicionamento físico, aulas de direito, sociologia da violência, intervenção em ocorrências e abordagens.
Os novos Guardas entraram em formação, entoando o canto da corporação. “Concluímos mais uma etapa de nossas vidas. O que mais aprendemos é o significado de resiliência, cada um sabe a dificuldade que foi, nos mantivemos, e hoje estamos aqui na frente das pessoas que amamos, com muito orgulho. 26 desconhecidos, que tiveram a oportunidade de aprender coisas incríveis. Muitos de nós não são da cidade. E enquanto estivermos aqui serviremos com muita honra a população bento-gonçalvense”, destacou o oficial Lucas Almeida, que conduziu o juramento e realizou o pronunciamento representado a turma de formandos.
A primeira turma da Guarda Civil Municipal foi formada, em 2019. “Parabenizo os formandos e novos oficiais da GCM. Nosso trabalho na cidade iniciou em 2019, e logo depois tivemos um grande desafio em auxiliar a cidade no período da pandemia. Hoje estamos formando novos oficias, nossa guarda está sendo aparelhada e construímos um grupo para cuidar da cidade”, salientou o comandante Marcelo Gonçalves Pereira.
Paraninfo da turma, o soldado Eraldo Guedes destacou a qualidade do curso. “Foi um curso excepcional, com professores e instrutores de um conhecimento esplêndido. Foram 776 horas aula durante esse curso e tive a imensa satisfação de ministrar 80 períodos. Presenciando o interesse e a dedicação ao serviço público e os conteúdos desenvolvidos nestes quatro meses. Chegando a um resultado digno de um curso com pessoas fantásticas”.
O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, comentou sobre o momento. “Esse é um momento muito importante para a composição da atual GCM do município e também para a nossa população, visto que visamos sempre promover e executar ações efetivas e contundentes para coibir ações criminosas na nossa cidade. Entendemos que este acréscimo de efetivo aumentará a sensação de segurança de nossa população bento-gonçalvense”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, ressaltou o trabalho do legislativo para construção da nova turma. “Familiares que vieram de longe para ver os seus. Vemos como se constrói uma cidade mais segura. São muitas mãos. E a câmara integra esse processo, esse caminho com a aprovação dos projetos para equipar, para ampliar efetivo em beneficio da comunidade”.
Prefeito na época da formação da primeira turma, Guilherme Pasin, parabenizou “cada um dos senhores, e da primeira turma, que faço minha homenagem. Uma turma que passou por momentos muito difíceis, enfrentou um período de pandemia. A Guarda Civil nasceu com intuito de auxiliar as forças de segurança da nossa cidade. Senhores Guardas civis lembrem sempre que devem trabalhar para o povo de Bento, somente eles são a razão de tudo isso”.
Bento é o primeiro Município no Estado, cuja formação da Guarda Civil foi realizada através da Brigada Militar. O curso de formação contou com instrutores, oficiais da Brigada Militar, da Policia Rodoviária Estadual, Federal, Susepe e Polícia Civil. ” A Brigada Militar é a responsável pela formação desta turma. Importante destacarmos que essa formação integra o convênio da prefeitura com o Governo do Estado. Destacamos o trabalho conjunto das forças de segurança. Cumpram o seu trabalho em prol da comunidade. Cuidem da população, cuidem dos senhores, das suas famílias e retornem para casa. Parabéns”.
O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou o aparelhamento das forças de segurança com a compra de equipamentos, locação de viaturas, ampliação no videomonitoramento e ampliação do efetivo. “Hoje estamos ampliando nosso efetivo de Guardas Civis Municipais, estamos ampliando a segurança da nossa cidade com profissionais que estarão nas ruas atendendo nossa população. Obrigado a todos que integram esse projeto e que estão fazendo com que a semente plantada lá atrás seja frutificada. Senhoras e senhoras com muita honra desejamos que sejam bem-vindos”.
Os oficiais já atuam junto com efetivo da GCM. Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Amarildo Lucatelli, ex-prefeito Aido José Bertuol, vereadores, secretários, representantes das forças de segurança, familiares e demais autoridades.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José M. Estefanon e Rodrigo De Marco
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves