Lei que institui o símbolo foi sancionada em julho pelo Governo Federal
Em julho o Governo Federal oficializou o uso da fita com desenhos de girassóis através da lei 14.624, de 17 de julho de 2023. O cordão identifica pessoas com deficiência oculta ou não aparente. Um dos objetivos da Lei visa facilitar o dia a dia de quem é portador de algumas dessas doenças, através de atendimento prioritário ou em situações de emergência.
Em Bento Gonçalves, os pacientes cadastrados já podem utilizar o cordão. A população adulta pode retirar o cordão no Caps II e as crianças, acompanhadas de um responsável adulto, no Caps I. No momento da retirada é obrigatório apresentar um documento que comprove o referido diagnóstico.
O secretário de Saúde Gilberto Junior comentou que “esse cordão de identificação tem por objetivo alinhar e melhorar o atendimento desses profissionais frente a esses serviços. As nossas equipes realizaram capacitações e estão aptas para atender a todos que precisarem retirar o seu cordão”.
Ainda conforme o Secretário “com essa ferramenta conseguimos identificar esses pacientes e destinar um atendimento especializado. Até o final do ano vamos realizar capacitação para todos os nossos funcionários para o trato com esses pacientes”.
O Prefeito Diogo Siqueira destacou que “essa é uma ferramenta muito importante para fazermos a inclusão do nosso cidadão de Bento Gonçalves. Com isso vamos ter prioridade de atendimento dessas pessoas em qualquer lugar público que estiver, e assim gerar uma empatia maior em nossa sociedade.
O cadastro para quem precisar utilizar o cordão já pode ser feito numa unidade básica de saúde.
A pessoa pode utilizar o cordão se for portadora de alguma das seguintes doenças ou síndromes:
Autismo
TDAH
Demência
Doença de Crohn
Paralisia cerebral
Fibromialgia
esclerose múltipla
deficiência intelectual
Síndrome de Tourette
Deficiência auditiva e visual, entre outras
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor