A Secretaria do Meio Ambiente conta com o setor de Fiscalização Ambiental, que tem o objetivo de prevenir, combater, fiscalizar e controlar as práticas que causem degradação ambiental, nas suas diversas formas de poluição, bem como as fontes poluidoras.
É através dele que são atendidas as denúncias relacionadas a maus-tratos de animais, corte de vegetação, poluição hídrica, sonora e atmosférica, depósitos irregulares de lixo, limpeza de terrenos baldios, licenciamento ambiental de empresas, aterros, movimentação de solo, intervenções em áreas de preservação permanente, infrações contra a fauna, dentre outras.
Após a verificação da denúncia, na maior parte dos casos, é realizada a abertura de processo administrativo próprio, no qual poderão ser solicitadas algumas adequações. Em caso de descumprimento do solicitado, poderá acarretar em multa e outras medidas pertinentes, de acordo com a situação apurada.
Conforme dados do Fala Cidadão, de janeiro a setembro deste ano, foram atendidas 580 denúncias, destas a maior parte, cerca de 43%, se refere a limpeza de terrenos baldios.
O Setor de Fiscalização Ambiental conta atualmente com quatro fiscais à disposição para atender a comunidade. Além disso, o setor efetua esclarecimentos diversos acerca de questões ambientais, bem como, realiza o trâmite de processos municipais administrativos internos, atendimento a solicitações provindas do Ministério Público e outros órgãos públicos e ainda, a participação em conselhos, comissões, grupos de trabalho e projetos do município.
As denúncias devem ser protocoladas no Fala Cidadão (0800.979.6866), durante o horário das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h45. Os munícipes podem também comparecer presencialmente ao setor, que fica situado na Rua 10 de novembro, 190, fundos, bairro Cidade Alta.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves