Uma ação de fiscalização realizada no sábado, dia 12 de janeiro de 2019, resultou na apreensão de mais de uma tonelada de produtos de origem animal impróprios para o consumo. A ação foi realizada por uma equipe conjunta da Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal de Veranópolis, Secretaria da Agricultura do Estado do RS e Ministério Público.
Em um único local foi apreendida mais de uma tonelada de carnes em condições inapropriadas para a venda.
Entre as irregularidades destacam-se carnes com prazo de validade expirado, carnes e produtos cárneos vencidos submetidos ao congelamento, processamento e industrialização ilegal de produtos, carnes com coloração, odor e aspecto alterado, produtos clandestinos e higiene precária de equipamentos e instalações.
Grande parte dos produtos apreendidos foram destinados à ARPA – Associação Riograndense de Proteção aos Animais para serem destinados à Zoológicos do estado.
As ações de fiscalização prezam pela inocuidade dos alimentos garantindo qualidade e segurança dos alimentos fornecidos ao consumidor.
Os consumidores devem ter cuidado ao adquirir alimentos, principalmente quando se tratam de produtos de origem animal, os quais são mais suscetíveis à deterioração e transmissão de doenças. Sempre deve ser avaliado o aspecto do produto, integridade da embalagem, presença de rotulagem contendo a identificação da origem, data de fabricação e validade, conservação do produto e o carimbo do órgão responsável pela inspeção do produto.
Fonte: Município de Veranópolis
Fotos: Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor