Fique por dentro: mitos e verdades sobre o GFNY Bento Gonçalves

A etapa nacional da principal maratona de ciclismo amador do mundo se aproxima carregada de expectativas pela realização inédita no Rio Grande do Sul. O GFNY Bento Gonçalves ocorre no dia 16 de outubro, ou seja, a pouco menos de um mês. Mesmo consolidado globalmente, o GranFondo New York é uma novidade recente no calendário brasileiro da modalidade – o que desperta algumas dúvidas sobre seu formato. Por isso, separamos alguns mitos e verdades acerca da prova. Confira:

O GFNY é apenas para speedeiro e não para mountain biker

MITO. Embora haja diferenças na formatação das Bikes Speed (desenhadas para a velocidade e com uma aerodinâmica diferenciada, sendo mais leves) e das Mountain Bikes (projetadas para a prática do ciclismo em terrenos com irregularidades e declives, a partir de um material mais resistente ao impacto), os percursos do GFNY Bento Gonçalves foram traçados para todos os ciclistas que desejam percorrer as estradas da Serra Gaúcha com a devida segurança e infraestrutura. Pouco importa, no final das contas, se o ciclista é mais adepto ao estilo speedeiro ou mountain biker, o GFNY é feito para os verdadeiros apaixonados pelo pedal.

Participar do GFNY significa a oportunidade de aproveitar, também, o turismo da região

VERDADE. No pacote da ida do ciclista para a Região Uva e Vinho, onde estão localizadas as cidades que sediam a etapa, estão atrativos que vão muito além das belezas naturais que o participante encontrará ao longo dos percursos no dia da prova. Nos seis municípios (Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha) há opções de turismo enogastronômico, cultural e de aventura para todos os gostos e uma ótima estrutura hoteleira. Uma boa pedida para ficar uns dias a mais na região e passear com amigos e familiares.

O investimento em uma prova do GFNY é alto

MITO. Engana-se quem pensa que os valores para a inscrição compreendem somente a prática do pedal no dia da prova. Quem garante presença na etapa tem a certeza de estar fazendo uma aquisição com excelente custo-benefício. Isso porque toda a estrutura da prova estará à disposição do participante – suporte que vai de atendimento mecânico e médico a estações de alimentação e hidratação, além de estradas completamente fechadas para a passagem dos ciclistas. Outro fator que pontua a favor é a realização da feira Expo Global Sports – GFNY Bento Gonçalves, com a exposição das principais marcas de bicicletas, equipamentos e acessórios para suas diversas modalidades, além de prestadores de serviço (com acesso liberado, sem custos extras para o participante em todas as atividades realizadas).

Prova promove experiência de ‘ser profissional por um dia’ para ciclistas amadores

VERDADE. No dia 16 de outubro, o ambiente criado no Parque de Eventos de Bento Gonçalves será semelhante às competições ciclísticas mais importantes e tradicionais do mundo – afinal, a ideia é propor justamente essa atmosfera aos participantes (sejam amadores ou profissionais). Haverá duas opções de trajetos: no longo, de 143 km, a altimetria será de 2.963 metros. Na versão média, cujo percurso será de aproximadamente 80 km, o ganho de elevação chegará a cerca de 1.500 metros. Todos os competidores largam ao mesmo tempo e contam, durante o trajeto, com o suporte da prova. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários. Os campeões gerais, feminino e masculino, receberão como prêmio uma viagem completa para New York, com direito à participação no encontro que deu origem ao GFNY.

O GFNY Bento Gonçalves terá programação somente para os ciclistas participantes

MITO. A Global Sports Eventos Esportivos, organizadora da etapa brasileira do GFNY, prepara uma programação para reunir todos os apaixonados pelo ciclismo e aqueles com potencial interesse pela modalidade. Além da feira sobre o universo ciclístico, que ocorre entre os dias 14 e 16 de outubro, outra forma de contribuir para a missão de potencializar o ciclismo brasileiro é a partir do GFNY Bento Kids, uma iniciativa gratuita, direcionada exclusivamente para crianças de 2 a 14 anos. A organização também planeja, para o dia do evento, a realização de uma clínica de ciclismo, gratuita e aberta à comunidade, com o objetivo de ensinar os princípios básicos do uso da bicicleta com a segurança necessária para o ciclista da cidade, de acordo com as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site

Serviço

O que: GFNY Bento Gonçalves, etapa brasileira do desafio mundial de ciclismo amador GranFondo New York

Onde: em Bento Gonçalves-RS

Quando: dia 16 de outubro

Inscrições e mais informações: no site 

Fonte: Exata Comunicação

error: Conteúdo Protegido