Junto com o Governo do Estado e outros parlamentares gaúchos, o deputado Guilherme Pasin (Progressistas), como presidente da Frente Parlamentar Brasil/Itália, integrou a primeira missão oficial à Europa. O grupo realizou visitas e reuniões em Veneza, onde foram recebidos na sede do governo e do parlamento do Vêneto, em Valdobbiadene, Verona e Roma, na Itália, e Frankfurt e Mainz, na Alemanha.
A viagem teve como objetivo aprofundar potencialidades de negócios e estreitar a relação entre os países, consolidando laços históricos, abrindo portas para novas oportunidades e impulsionando o desenvolvimento do Estado. Além disso, foi dado início às primeiras atividades da Frente Parlamentar Brasil/Itália, já que, em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no RS. Em 2024 ainda acontece o bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul.
A participação na Vinitaly, uma das maiores feiras de vinhos do mundo, em Verona, foi um marco para a missão. Sete vinícolas gaúchas e um estande de vinhos brasileiros apresentaram seus produtos para um público qualificado, potencializando as marcas dos vinhos brasileiros e conquistando abertura de novos mercados para a exportação.
O Governo do Rio Grande do Sul, reconhecendo o potencial da Vinitaly como plataforma de divulgação internacional, anunciou um maior investimento na Wine South América, braço da Veronafiere no Brasil e já considerado o maior evento internacional de vinhos da América Latina. Essa iniciativa visa fortalecer a presença brasileira na feira e ampliar as oportunidades de negócios para os produtores gaúchos.
Para Pasin, o enoturismo é uma oportunidade para atrair turistas e potencializar a economia do Estado. “Veneto, por exemplo, recebe cerca de 70 milhões de turistas anualmente atraídos por tudo que envolve a produção e degustação do vinho, além da gastronomia e cultura. O RS produz mais de 90% dos vinhos e espumantes nacionais. Precisamos nos apropriar mais desse ativo e posicionar nossas estratégias em torno do produto e da gastronomia microrregional, visto que temos produção em todos os cantos do Estado, seja na viticultura ou na vinificação”, considera.
Em Roma, o grupo focou na captação de investimentos para obras e serviços no RS e objetivou a abertura de uma linha aérea direta entre Porto Alegre e Itália, pela empresa ITA, com consolidação a médio prazo. “Essa iniciativa, se concretizada, facilitará o intercâmbio entre os dois países, impulsionando o turismo, os negócios e a troca cultural”, pontuou Pasin. Em agendas e reuniões, a comitiva conquistou o interesse de diversos investidores e abriu caminho para novas parcerias e oportunidades de desenvolvimento econômico.
Na Alemanha, o grupo visitou a matriz da empresa Stihl. O presidente do Conselho Executivo da companhia, Michael Traub, apresentou a sede da marca alemã. “A empresa é um grande eixo de desenvolvimento do nosso estado. Nosso objetivo é ampliar os investimentos no Rio Grande do Sul”, explicou Pasin. Nos últimos cinco anos, a Stihl vem realizando investimentos de mais de R$ 1,3 bilhão na sua operação em São Leopoldo.
A missão foi finalizada em Hamburgo com duas reuniões importantes. A primeira, com a direção da Fraport, tratou sobre o futuro da operação do aeroporto Salgado Filho, administrado pela empresa alemã. A última, com a gigante de energia eólica Nordex, formalizou investimentos no Estado através da assinatura de um memorando de intenções para a instalação de uma fábrica de torres para parques eólicos no RS.
Fonte : Assessoria Parlamentar – Deputado Guilherme Pasin
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves