Com um trabalho de planejamento e organização, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu zerar a fila de espera para consultas para a especialidade de oftalmologia no Município.
A grande demanda foi suprida com o funcionamento do ambulatório na Unidade Central, além do credenciamento de clínicas particulares. “Conseguimos mudar a realidade de uma grande fila de espera, que em 2017, mais de 5500 pacientes aguardavam consultas. Em 2018, conseguimos diminuir em 82% a fila de espera e agora zeramos a espera pela primeira consulta graças ao trabalho de gestão da nossa equipe de servidores, o apoio do Rotary com o aparelhamento do ambulatório de oftalmologia, e o credenciamento de novas clínicas”, afirma o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.
Atualmente, a especialidade conta com 280 retornos, que deverão ser agendados, de acordo com o mês solicitado pelo oftalmologista. “Para primeiras consultas zeramos a fila e estamos agendando os pacientes, conforme estão sendo encaminhados pelas unidades”, explica a coordenadora de regulação, Daiane Piúco.
De acordo com o setor, os casos de urgência, encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento, são atendidos no mesmo dia na Clínica do Dr. Sérgio Grácia.
São agendadas mensalmente em torno de 600 consultas, além dos procedimentos, pequenas cirurgias e cirurgias de catarata, conforme a demanda. Os valores investidos em 2019, através de recurso Federal serão de aproximadamente R$ 90 mil/mês.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Marina Teles
Diocese de Caxias do Sul reúne o clero para refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2025
Quinto lote do Devolve ICMS Linha Branca vai distribuir R$ 7,4 milhões a atingidos pelas enchentes
Câmara aprova projeto de renegociação de dívidas de produtores rurais atingidos por enchente no RS