Com entrada em vigor prevista para 1º de janeiro do próximo ano, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) unifica o envio de informações do empregador sobre seus funcionários, consolidando as obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega. A partir de sua implantação, o governo federal pretende fiscalizar de forma online todas as empresas por meio do eSocial.
Em vista disso, e com o objetivo de preparar o setor industrial para estas mudanças, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio dos Conselhos de Relações do Trabalho (Contrab) e Conselho de Assuntos Tributários, Legais e Cíveis (Contec), realiza o evento eSocial em Debate, no dia 17 de outubro, das 13h15min às 17h30min, Teatro do Sesi, em Porto Alegre.
O objetivo é apresentar aos participantes uma abordagem prática e acessível sobre o eSocial, informando e orientando as empresas para essa nova era nas relações de trabalho. Segundo o portal do eSocial do governo federal, por meio desse sistema os empregadores passarão a comunicar ao governo as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
PROGRAMAÇÃO
13h15min – Abertura
13h30min – eSocial – Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas
14h10min – Compliance e Simplificação do Sped
14h50min – O eSocial sob a Perspectiva da Indústria
15h30min – Com a implantação do eSocial: o que muda nas empresas? Perguntas e Respostas
16h – Aspectos técnicos para geração e envio de informações
16h45min – Segurança e Saúde no Trabalho
17h30min – Encerramento
Fonte: Fiergs
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor