A Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS) recebe com satisfação a Medida Provisória 724, que prorroga o prazo até 5 de maio de 2017 para o agricultor familiar fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, lembra que a prorrogação vinha há muito tempo sendo solicitada pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e na semana passada, em audiência com a presidente Dilma Rousseff, novamente o pedido foi feito. Durante a quarta-feira (4), a Fetag, a Contag, bem como os deputados Elton Weber e Heitor Schuch, fizerem fortes pressões junto ao governo para que essa MP fosse publicada.
Joel destaca que toda a agricultura familiar será beneficiada, já que traz a garantia de que nenhum direito conquistado dentro do CAR será perdido, tais como a “escadinha” e o consolidado, além do fôlego para que dentro do novo prazo estipulado 100% dos cadastros fiquem prontos. “Agora cresce a nossa responsabilidade, dos STR`s e, principalmente, dos agricultores familiares para que não deixem para a última hora, ficando legalizados com a questão ambiental”, completa o dirigente.
Ao mesmo tempo, a Fetag alerta e pede aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais que façam uma força-tarefa para efetuar todos os cadastros dentro de 120 dias, a partir de hoje, que é o prazo de vigência da MP sem a aprovação do Congresso Nacional. Tal esforço se faz necessário para não depender da referida aprovação.
Fonte: Fetag
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS
Natal nos Vinhedos tem atrações artísticas gratuitas e opções enogastronômicas em dezembro