Projeto conta com o apoio da Fundação Casa das Artes
O Festival Internacional de Cinema: Respira, está com inscrições abertas até 11 de abril de 2025 para sua primeira edição, com o objetivo de promover e valorizar a diversidade no audiovisual. O evento busca dar visibilidade a produções independentes de cineastas pretos, LGBTQIA+, mulheres, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência (PCD), oferecendo uma plataforma inclusiva para narrativas autênticas e inovadoras.
As obras inscritas passarão por um processo seletivo em duas etapas: a primeira será uma avaliação do júri, que selecionará 100 curtas para exibição no canal oficial do festival no YouTube. A segunda etapa será uma votação popular, que escolherá os finalistas de cada categoria. Serão premiados dez (10) filmes no total, divididos entre os seguintes gêneros: Curta de Ficção, Curta Documental, Curta de Animação e Curta Experimental/Vídeo Arte.
Em cada gênero, haverá um premiado em duas categorias: Júri Popular: O público, que assistirá aos filmes no YouTube e votará através de um formulário específico, escolherá um vencedor por gênero. Júri Técnico: O corpo de jurados escolherá um vencedor por gênero. Além disso, dois (2) filmes serão premiados como Menção Honrosa, também escolhidos pelo júri.
O total de valores destinados à premiação será de quarenta mil reais (R$ 40.000,00), que serão distribuídos entre os vencedores das diferentes categorias.Os melhores curtas serão exibidos no circuito do festival durante os meses de agosto e setembro de 2025. O evento também oferecerá suporte financeiro para cineastas selecionados, garantindo que representantes dos filmes possam participar da cerimônia de premiação.
Os jurados que compõem o corpo técnico do festival são:
Camila de Moraes: Jornalista e cineasta.
Vanir Boca Migotto: Cineasta, escritor, pesquisador e fotógrafo.
Karkará Tunga: Roteirista.
Mar Palombini Fagundes: Roteirista, produtor e produtor executivo de curtas e videoclipes.
Mirela Kruel Bilhar: Jornalista, diretora e roteirista.
O Festival Respira se destaca por seu compromisso com a acessibilidade e a democratização do audiovisual, criando um espaço para cineastas que historicamente tiveram menos oportunidades no setor. Com um formato inovador e acessível, o festival se consolida como uma plataforma importante para o cinema independente, reconhecendo e promovendo narrativas plurais e a representatividade no setor.
O Festival Respira é realizado pela Respira Produções, com o apoio do Sistema Fecomércio – RS/Sesc, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Fundação Casa das Artes, e Financiamento Lecine, Pro Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.
Para mais informações sobre as inscrições, regulamento e detalhes sobre a programação, acesse o site oficial do festival: wwwrespiracinema.com.br
Informações: Projeto Respira
INSS: 13º antecipado injetará R$ 73,3 bi na economia; veja calendário
APREENDIDA TERCEIRA ADOLESCENTE SUSPEITA DE ENVOLVIMENTO EM ATAQUE À PROFESSORA, EM CAXIAS DO SUL
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM COM GRANDE QUANTIDADE DE DROGAS, EM SERAFINA CORRÊA