Foram mais de 450 pessoas que participaram na noite deste sábado, 4, no Salão Comunitário da Linha Paulina, do Festival Nacional do Vinho Colonial de Faria Lemos, no interior de Bento Gonçalves. Foram nove produtores locais com mais de 30 amostras de vinhos oferecidos ao público presente, além de farta gastronomia e música até as primeiras horas do domingo.
O objetivo do evento é fomentar a produção da agroindústria familiar e preservar a maneira tradicional da produção do vinho. Foi a 6ª edição do projeto na comunidade, de uma proposta que já está consolidada.
O cardápio tipicamente italiano foi composto por lasanha, polenta mole com molho, vitelo assado, pien, queijos, copa, salame, pão colonial, picles, geleias, grostoli, sagu e creme, acompanhados por vinho colonial e suco de uva.
O Festival conta com o apoio das Secretarias Municipais de Turismo e de Desenvolvimento da Agricultura da Prefeitura de Bento Gonçalves, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (SEGH), Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, Embrapa e Emater.
Foi o segundo Festival em 2018, antes, já ocorrera no distrito de São Pedro.
Agende-se para conferir os vinhos dos diferentes distritos:
01/09 – Salão da Comunidade 8 da Graciema – Vale dos Vinhedos
28/09- Salão Comunitário de São Valentim – Tuiuty
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões