Festival Despertar do Vale confirma quarta edição para o dia 12 de abril

Emoldurado pelas paisagens únicas do Vale dos Vinhedos, o Festival Despertar do Vale reúne vinícolas, restaurantes, empórios, agroindústrias e estabelecimentos locais para celebrar, em clima de encontro cultural e enogastronômico, os vinhos e espumantes proporcionados pelo fruto símbolo da região. Em 2025, esse momento já ganhou data para ser festejado: dia 12 de abril.

Sua quarta edição é um convite para (re)descobrir o Vale dos Vinhedos sob outra ótica. O encontro ocorre no outono, quando novas cores dão lugar ao verde exuberante do verão, enchendo o Vale de nuances e mostrando que, não importa a época do ano, o destino sempre tem atrativos para serem visitados. Os estabelecimentos participantes, assim como a programação artística, serão conhecidos nas próximas semanas, mas parte da agenda está definida. Ela terá início com a realização de uma missa, às 10h30min, celebrada na emblemática Capela das Almas, primeiro templo erigido no Vale, em 1880 – a atual estrutura data de 1928.

Em 2024, mais de 5 mil pessoas aproveitaram para degustar os mundialmente reconhecidos vinhos e espumantes de dezenas de vinícolas associadas à Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), promotora do evento, enquanto saboreavam a culinária local ao ar livre, curtindo a natureza em meio a apresentações musicais durante todo o dia. A edição marcou a retomada da programação, realizada também nos anos de 2017 e 2018. “Em 2025, reafirmamos a condição diferenciada do Vale dos Vinhedos como local de experiências enogastronômicas. O Despertar do Vale faz da região destino também de interesse cultural, aproximando visitantes de saberes e ofícios centenários que moldaram a vida no lugar e seguem sendo reproduzidos pelas gerações atuais, que mantêm a essência do Vale viva”, explica Tiago Crestani, Diretor de Marketing e Eventos da Aprovale.

O Vale dos Vinhedos, cuja história remonta a 1875, com a chegada dos imigrantes italianos, também é um dos distritos de Bento Gonçalves, sendo criado oficialmente em 1990. Na época, algumas atividades de turismo já aconteciam na região, e o processo se iniciou naturalmente. A rota turística começou a ser estruturada quando a Aprovale foi fundada, em 1995, transformando a região no maior destino enoturístico do país e em uma das mais importantes regiões produtoras de vinhos e espumantes do mundo. Portanto, a realização da 4ª edição do Festival Despertar do Vale será ainda mais especial, pois, além de destacar as atrações do destino turístico, comemora os 150 anos da imigração italiana na Serra Gaúcha e os 30 anos de fundação da Aprovale.

Serviço

DATA: 12 de abril de 2025
HORÁRIO: das 10h às 22h.
LOCAL: Centro Histórico do Vale dos Vinhedos, Capela das Almas, Linha 6 da Leopoldina. Confira aqui a localização.
INGRESSO: o acesso ao evento é gratuito. No local, o participante poderá adquirir vinhos, pratos da gastronomia e da agroindústria local, por valores variados. A taça oficial do evento custa R$ 15,00.
O evento contará com uma moeda única, que é vendida em 3 caixas fixos e 2 caixas móveis. Nestes caixas você poderá adquirir a moeda, e trocá-la nos estabelecimentos participantes.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
– 10h30: Missa em agradecimento à vindima, junto a comunidade Vale dos Vinhedos, na Capela das Almas.
No palco principal do evento:
– 12h: Coral Vale dos Vinhedos, com músicas que homenageiam a cultura regional e a imigração italiana no Rio Grande do Sul.
– 14h: Cris e Olides, que apresentam repertório variado para embalar o início de tarde.
– 16h: Cerimonial que marca a realização do evento.
– 16h30: Léo Oliveira Trio, que transitam entre o MPB, Pop Rock, Rock e sucessos atuais, para animar o dia.
– 18h: Acústica Rock, que introduz um belo anoitecer com o melhor do rock nacional e internacional.
– 20h Sunset Riders encerra o Festival em grande estilo. A banda porto-alegrense apresenta cover de grandes sucessos internacionais e nacionais do pop rock.
– 22h – Encerramento do evento.

Fonte: Exata comunicação

error: Conteúdo Protegido