Programação ocorreu no dia 12 de abril e atraiu público superior às 6 mil pessoas
Combinando a excelência da produção vinícola, o sabor da culinária e os encantos da cultura local, o Festival Despertar do Vale consolidou-se no calendário de experiências enogastronômicas para apreciar e celebrar os atrativos do Vale dos Vinhedos. Sua quarta edição ocorreu no sábado (12) e reuniu público superior às 6 mil pessoas ao longo de todo o dia.
O sucesso veio com sabor de superação para a região, que sofreu com a redução do movimento de visitantes depois das cheias históricas de maio do ano passado. “É uma grande satisfação realizar esse belo evento em nossa comunidade, por meio do qual estamos marcando a grande retomada do enoturismo no Vale dos Vinhedos. Somos um povo trabalhador, resiliente e, unidos, vamos seguir fomentando nossa região”, disse André Larentis, presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), entidade realizadora do Despertar no Vale.
Ao destacar iniciativa que pretende oficializar vinhos e espumantes como produtos símbolos do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Guilherme Pasin também destacou a relevância cultural e histórica de movimentos como esse. “Falar dos nossos vinhos e espumantes, e promover eventos que os enalteçam, também é uma forma de lembrar e comemorar os 150 anos da imigração italiana no Estado, de mostrar respeito ao agricultor, a nossa terra e nossa gente, aplaudindo todos aqueles que nos trouxeram até aqui”, disse.
Amparados em excelência às produções de quaisquer regiões de referência mundial, os vinhos e espumantes produzidos na Serra contam, na opinião do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, com um diferencial especial. “Não existe um lugar tão lindo quanto o Vale dos Vinhedos, uma Denominação de Origem que muito nos orgulha e cujos atrativos fazemos questão de compartilhar com visitantes do mundo todo”, disse.
Participaram desta edição as vinícolas Amitié Espumantes e Vinhos, Bodega Czarnobay, Casa Valduga, Cave do Sol, Chamon Garbin Vinhos Clássicos, Coop. Vinícola Aurora, Dom Eliziário, Don Laurindo, Lidio Carraro Vinícola Boutique, Miolo Wine Group, Monte Chiaro Vinhos Finos, Peculiare Vinhos Únicos, Pizzato, Vinhos Larentis, Vinícola Almaúnica, Vinícola Barcarola, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Santa Bárbara e Vinícola Torcello. Entre os estabelecimentos gastronômicos, estiveram o Ristorante Di Bartolomeu, Giordani Gastronomia Cultural, La Vigna Especialidades Regionais, Pipas Terroir Wine Bar, Trattoria Mamma Gema, Di Paolo e Kuandu Restaurante. Também marcam presença as agroindústrias Casa Madeira, Devorata Trufas Artesanais e Famiglia Tasca. Além destes, complementam o rol de empreendedores o Atelier Refúgio da Colina, com arte em cerâmica, e a Essência Di Fiori, com cosméticos derivados da uva.
O Festival Despertar do Vale é uma realização da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) e contou com patrocínio do Sicredi, Grupo DCA, Átria Design Studio, Água da Pedra, Mérica Logística, San Pietro Cidadania Italiana, Uovo, Giordani Turismo, Cooperativa Vinícola Aurora, Essência di Fiori, Nutrire, M.A. Silva, Di Paolo, Supermercados Grepar, Cainelli Comercial de Gás, Trianon Group, além de apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves – Bento Pura Inspiração, Consevitis-RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação – SEAPI – Termo de Colaboração FPE nº 4837/2022, Letícia Calza Arquitetura, 3por3 Vídeo, Ice Hot, RCork Brasil, L&L Rótulos e Gráfica Bento, Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos, Circolo Trentino Di Bento Gonçalves, Segh Uva e Vinho e ViaSul Internet.
Fonte e foto: Exata Comunicação
Grupo de adolescentes é condenado por tentativa de homicídio na Serra
Feira Ecológica ocorre nesta quinta-feira, 17 de abril, em Bento
Meeting Empresarial da Fiema Brasil aborda estratégias para prosperar em um mundo em transformação