Festival de Cinema Italiano segue até o dia 8 de dezembro na Fundação Casa das Artes, em Bento

A Fundação Casa das Artes, até o dia 08 de dezembro, está sediando o Festival de Cinema Italiano promovido pela Embaixada da Itália. O evento traz uma seleção de filmes inéditos produzidos entre 2023/2024 e a retrospectiva “O Humor do Cinema Italiano”. Desde novembro, está circuitando por diversas cidades gaúchas, e em Bento Gonçalves está em exibição desde domingo.

O Cinema Italiano é um dos maiores monumentos da sétima arte e das Artes em geral, tendo gerado diretores que criaram uma linguagem estética sem precedentes como Federico Fellini, Michelangelo Antonioni, Roberto Rosselini e Pier Paolo Pasolini, entre tantos outros, como Ettore Scola, Luchino Visconti. Ainda, criou o movimento do Neorealismo que nasceu dentro dos horrores da II Guerra Mundial na Itália, mostrando a realidade dos efeitos e consequências na população italiana, dentro das esferas sociais, psicológicas e políticas.

Parte deste legado, está presente nos temas e assuntos da produção contemporânea demonstrando a sua preocupação com a imigração como em “Eu, capitão”, de Matteo Garrone, cineasta ligado às questões sociais como retratado em seu longa “Gomorra” (2008), que retrata a máfia na periferia italiana, e também ao gênero de conto de fadas, como na sua adaptação do clássico universal Pinóquio. Já “Pare Parecchio Parigi” é uma comédia, com toques humanísticos, sobre o desejo de um pai à beira da morte que tem um último desejo: conhecer Paris. Assim, os filhos precisam deixar as diferenças de lado para atender esse chamado.

Em “Un mondo à parte” a educação é o tema central em uma pequena cidade durante o rigoroso inverno italiano. Da nova leva de clássicos da comédia, só podia ser Roberto Benigni com “O pequeno diabo”. Durante um exorcismo, o padre Maurice conhece uma diabinha chamada Giuditta, que se recusa a retornar ao inferno e decide descobrir o mundo.

Programação – Entrada gratuita

04 de dezembro – 14h – O pequeno diabo (1989), de Roberto Benigni

05 de dezembro – 19h30 – Eu, capitão (2023), de Matteo Garrone

07 de dezembro – 19h – Pare Parecchio Parigi (2024), de Leonardo Pieraccioni

08 de dezembro – 17h – Un mondo à parte (2024), de Riccardo Milani

error: Conteúdo Protegido