Ponto de referência na promoção de feiras e eventos, em enogastronomia, setor moveleiro e na abertura de novos empreendimentos, Bento Gonçalves se consolida em mais um atrativo turístico: o Festival de Balonismo. Mesmo em período de menor fluxo de visitantes, a Secretaria de Turismo investe em opções para movimentar o ramo. De 12 a 15 de setembro, o Município mobilizou cerca de 20 mil pessoas, na Fundaparque.
“Tivemos um impacto grande de projeção do espaço para futuros eventos nacionais e internacionais. O Festival gerou uma movimentação nas receitas da Fundação. Este ano, estamos tendo o nosso melhor desempenho quando se trata de realização de eventos”, afirma o vice-presidente da Fundaparque, Gilberto Durante.
Segundo dados do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) – Região Uva e Vinho, o número de ocupação aumentou consideravelmente no período. A rede hoteleira esteve 71,24% ocupada, considerando três diárias. “Foi um ótimo e encantador evento, que trouxe muita visibilidade para Bento Gonçalves, além de movimentar a economia”, frisa a diretora executiva da entidade, Marcia Ferronato.
De acordo com a Secretaria de Turismo, cerca de 230 pessoas se envolveram durante o evento em postos de trabalho, além do acréscimo no fluxo nas Centrais de Atendimento ao Turista (CAT’s). Dados mostram que 228 pessoas passaram apenas pelo principal CAT, na Pipa Pórtico.
O secretário da pasta, Rodrigo Parisotto, pontua que qualquer forma de desenvolvimento econômico requer um trabalho de planejamento consistente. “O turismo se apresenta, hoje, como um setor capaz de promover a aceleração econômica e o incremento nas áreas social, cultural e ambiental”, observa.
No entorno do evento há uma cadeia produtiva, desde a informação ao destino turístico. O Festival proporcionou o desenvolvimento da economia local e regional, potencializou o setor gastronômico – o que gerou renda às famílias que divulgaram o seu negócio –, fomentou a produção cultural do Município, setor de transporte, prestadores de serviços, além dos pilotos que puderam comercializar seus voos.
O prefeito em exercício Aido José Bertuol comemora os resultados. “Estamos satisfeitos com a repercussão que o evento causou, é benéfico em todos os âmbitos. Mais do que isso, Bento Gonçalves se torna ainda mais vitrine para a região e país como um destino turístico, de negócios e de lazer. Afinal, Bento é turismo o ano inteiro!”, enfatiza.
Turismo local
O turismo começa de dentro para fora. Sendo assim, Bento utiliza seus espaços públicos para alavancar o setor na cidade. A exemplo de feiras locais de artesanato, produtos coloniais, no segmento cultural, além de palestras e Fóruns, na Fundação Casa das Artes, que movimentam milhares de pessoas.
Conforme dados da Fundação, a Casa das Artes e Rua Coberta foram palco de 157 eventos, de janeiro a agosto deste ano.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bento
Foto: Rádio Difusora
Cerca de 20 mil devotos participam da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio na manhã deste sábado
Secretaria da Saúde monitora pessoas que tiveram contato com animais infectados por gripe aviária
Secretaria da Agricultura finaliza terceira visita nas propriedades do raio de três quilômetros do foco de gripe aviária