O Festival Brasileiro de Música de Rua realizado na tarde deste domingo, dia 17, na Via del Vino, mobilizou a comunidade que prestigiou as apresentações do DJ Cetolas, do Quarteto de Cellos, da banda Maragá – que contou com a participação do músico uruguaio Molina, o zamba do Pura Curtição, a mistura de ritmos da Zingado e da Cuscobayo. A música eletrônica da uruguaia Phoro e o show de encerramento que ficou por conta da banda de Rock Gaúcho Vera Loca, a atração mais aguardada pelo público. Segundo a organização do evento cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Festival, tornando esta edição a recorde de participação no município.
O Festival Brasileiro de Música de Rua chega a sua 5ª edição. O projeto nasceu na cidade de Caxias do Sul e ao longo das edições vem sendo apresentado em outras cidades da Serra Gaúcha. Neste ano, os municípios que integram a programação do Festival são Garibaldi, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Antônio Prado e Farroupilha. Na edição anterior, em 2015, foram dez dias de Festival em oito cidades da Serra, mobilizando um público de 30 mil pessoas, que assistiram a 64 shows gratuitos de 22 grupos/bandas. Além de quatro palestras do projeto Incubadora da Música, shows infantis, food trucks, bazar e feirinha.
Segundo os organizadores do evento, o Festival Brasileiro de Música de Rua tem como objetivo democratizar o acesso a Cultura e fomentar a produção musical, visto que todas as bandas e grupos que se apresentam possuem em seu repertório canções autorais. A mistura de estilos e a integração, inclusive com músicos de países estrangeiros, também é outra diretriz do projeto, que aposta da pluralidade de estilos como incentivo a criatividade e a inovação da música.
Incubadora da Música
A Incubadora da Música é um grupo aberto, que durante todo ano promove palestras, cursos e debates sobre a profissão de músico. Os temas recorrentes são: Marketing, leis de incentivo, administração de carreira, circulação em festivais, e tudo aquilo que se relaciona à música enquanto negócio. A Incubadora da Música uma realização de Festival Brasileiro de Música de Rua e Sesc Caxias do Sul.
Em 2016, a Incubadora da Música recebe o patrocínio da Sonora Musical com financiamento do Pró-Cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura do RS para as palestras, oficinas e debate que acontecem em paralelo à edição do Festival Brasileiro de Música de Rua. As datas são:
22 de abril – Sexta-feira – Sesc Caxias do Sul
10h – Criando Visibilidade para um novo artista – no SESC de Caxias do Sul, oficina com Léo Vinhas.
22 de abril – Sexta-feira – Biblioteca Parque do Largo da Estação
17h – Diversidade da Música Brasileira – debate com Marta Carvalho (Festival Satélite/ Brasília) e Kako Xavier (Músico e Pesquisador/ Pelotas-RS).
18h – Circulando pelas Américas – debate com Andrés Correa (Músico e Produtor Cultural/ Colômbia) e Nicolas Molina (Músico e Produtor Cultural/ Uruguai).
23 de abril – Sábado – Biblioteca Parque do Largo da Estação
10h – A Semana Internacional de Música de São Paulo e a profissionalização do novo mercado da música brasileiro – palestra com Fabiana Batistela (Diretora da SIM/SP).
11h – O Negócio da Música – debate com Léo Vinhas, Marta Carvalho, Kako Xavier, Andrés Correa, Nicolas Molina, Patrick Tor4 (Dj) e Fabiana Batistela.
O Festival Brasileiro de Música de Rua percorre nesta segunda, terça e quarta-feira a cidade de Caxias do Sul. Antônio Prado também recebe programação na quarta-feira, dia 20. Na quinta-feira o Festival leva atrações ao município de Farroupilha de no final de semana a programação volta a ser exibida em Caxias do Sul. Confira:
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro