Festival Brasileiro de Música de Rua reúne cerca de 5 mil pessoas em Bento

O Festival Brasileiro de Música de Rua realizado na tarde deste domingo, dia 17, na Via del Vino, mobilizou a comunidade que prestigiou as apresentações do DJ Cetolas, do Quarteto de Cellos, da banda Maragá – que contou com a participação do músico uruguaio Molina, o zamba do Pura Curtição, a mistura de ritmos da Zingado e da Cuscobayo. A música eletrônica da uruguaia Phoro e o show de encerramento que ficou por conta da banda de Rock Gaúcho Vera Loca, a atração mais aguardada pelo público. Segundo a organização do evento cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Festival, tornando esta edição a recorde de participação no município.

O Festival Brasileiro de Música de Rua chega a sua 5ª edição. O projeto nasceu na cidade de Caxias do Sul e ao longo das edições vem sendo apresentado em outras cidades da Serra Gaúcha. Neste ano, os municípios que integram a programação do Festival são Garibaldi, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Antônio Prado e Farroupilha. Na edição anterior, em 2015, foram dez dias de Festival em oito cidades da Serra, mobilizando um público de 30 mil pessoas, que assistiram a 64 shows gratuitos de 22 grupos/bandas. Além de quatro palestras do projeto Incubadora da Música, shows infantis, food trucks, bazar e feirinha.

Segundo os organizadores do evento, o Festival Brasileiro de Música de Rua tem como objetivo democratizar o acesso a Cultura e fomentar a produção musical, visto que todas as bandas e grupos que se apresentam possuem em seu repertório canções autorais. A mistura de estilos e a integração, inclusive com músicos de países estrangeiros, também é outra diretriz do projeto, que aposta da pluralidade de estilos como incentivo a criatividade e a inovação da música.

Incubadora da Música

A Incubadora da Música é um grupo aberto, que durante todo ano promove palestras, cursos e debates sobre a profissão de músico. Os temas recorrentes são: Marketing, leis de incentivo, administração de carreira, circulação em festivais, e tudo aquilo que se relaciona à música enquanto negócio. A Incubadora da Música uma realização de Festival Brasileiro de Música de Rua e Sesc Caxias do Sul.

Em 2016, a Incubadora da Música recebe o patrocínio da Sonora Musical com financiamento do Pró-Cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura do RS para as palestras, oficinas e debate que acontecem em paralelo à edição do Festival Brasileiro de Música de Rua. As datas são:

22 de abril – Sexta-feira – Sesc Caxias do Sul
10h – Criando Visibilidade para um novo artista – no SESC de Caxias do Sul, oficina com Léo Vinhas.

22 de abril – Sexta-feira – Biblioteca Parque do Largo da Estação
17h – Diversidade da Música Brasileira – debate com Marta Carvalho (Festival Satélite/ Brasília) e Kako Xavier (Músico e Pesquisador/ Pelotas-RS).

18h – Circulando pelas Américas – debate com Andrés Correa (Músico e Produtor Cultural/ Colômbia) e Nicolas Molina (Músico e Produtor Cultural/ Uruguai).

23 de abril – Sábado – Biblioteca Parque do Largo da Estação
10h – A Semana Internacional de Música de São Paulo e a profissionalização do novo mercado da música brasileiro – palestra com Fabiana Batistela (Diretora da SIM/SP).

11h – O Negócio da Música – debate com Léo Vinhas, Marta Carvalho, Kako Xavier, Andrés Correa, Nicolas Molina, Patrick Tor4 (Dj) e Fabiana Batistela.
O Festival Brasileiro de Música de Rua percorre nesta segunda, terça e quarta-feira a cidade de Caxias do Sul. Antônio Prado também recebe programação na quarta-feira, dia 20. Na quinta-feira o Festival leva atrações ao município de Farroupilha de no final de semana a programação volta a ser exibida em Caxias do Sul. Confira:

error: Conteúdo Protegido