Festival gastronômico será em julho, em Carlos Barbosa, trazendo novidades culturais, o melhor da gastronomia e dos vinhos
A cultura produtiva do queijo em Carlos Barbosa, município da Serra Gaúcha, ultrapassa os 110 anos de história, que começou antes mesmo da emancipação da cidade, em 1959. A Capital Brasileira do Futsal, terra do queijo e da faca, selecionou seus melhores ingredientes para a retomada presencial do Festiqueijo. O melhor da gastronomia e dos vinhos, o sorriso no bem receber, o abraço que ficou guardado por dois anos, a música que traduz a alegria dos barbosenses, a diversidade cultural na formação da população local e, claro, muito queijo. Esta é a receita da 31ª edição do Festival que vai acontecer de 1º a 31 de julho, sempre de sextas a domingos.
Serão cinco finais de semana com muitas atrações e experiências, aromas e sabores que estão intimamente ligados à cultura regional. Acompanhando as mudanças no comportamento de consumo geradas pela pandemia, a diretoria vem maturando ideias para apresentar novidades que vão revitalizar o evento.
O presidente do Festiqueijo 2022, Cláudio Chies, destaca o envolvimento da comunidade e o desejo do reencontro. “O trabalho colaborativo já faz parte da história do Festiqueijo que atrai milhares de visitantes justamente pelas suas características regionais. Estamos todos ansiosos para nos reencontrar, rever e brindar com amigos. Temos certeza que será uma edição histórica, que marca a retomada da celebração das boas coisas da vida”.
Assim como nos anos anteriores, o Festival acontece no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa reunindo queijarias e vinícolas que oferecem aos visitantes a degustação de dezenas de variedades de queijos, vinhos, espumantes e suco de uva, além de pratos típicos da culinária regional. Na programação, eventos paralelos estão sendo organizados para envolver ainda mais a comunidade, além de completar a experiência do turista.
Em 2019, o público foi de quase 30 mil pessoas. Foram consumidos 12.600 kg de queijo, 33.600 garrafas de vinhos e espumantes e 4.948 kg entre polenta, espetinho, galeto e salsichão. A expectativa dos organizadores para este ano é que o Festival seja visitado por um público 20% superior ao da última edição.
DIRETORIA
Presidente – Cláudio Chies
Vice-presidente – Clóvis Tramontina
Diretor de Marketing e Planejamento – Marcius Dal Bó
Diretor de Infraestrutura – Lari Audibert
Diretor de Suprimentos – Roberto Bavaresco
Diretor de Gestão Pública – Fábio Basso
Diretora de Cultura – Leda Elisabete Regla
Diretora Financeira – Cláudia Atuatti Barsé
Diretor Contábil – Vanderlei Rodrigues Schneider
Fonte: Conceitocom Brasil
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