Com a presença de patrões, patroas, peões e prendas, na noite de 15 de junho foi lançada, na ABCTG, a programação dos Festejos Farroupilhas 2019 do município que ocorrem de 7 a 29 de setembro e compreende atividades como peças teatrais, oficinas, encontro de gaiteiros, invernadas, tertúlia, jogos campeiros, bailes, shows, entre outras atrações.
O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressaltou que “Bento Gonçalves tem o orgulho de comemorar não uma Semana Farroupilha, mas, sim, um Mês Farroupilha como a programação contempla. É preciso valorizar e fortalecer os valores tradicionalistas junto à comunidade os ideiais de liberdade e igualdade que forma a identidade do povo gaúcho”.
O presidente da Associação Bento-Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha, Adiles Rodrigues de Freitas, salientou que “a chama viva do Tradicionalismo Gaúcho vive na nossa comunidade, pois temos peões e prendas que diariamente o vivenciam. Seja pela dança, pelas declamações, pela indumentária, pelo conhecimento histórico, a programação que por ora lançamos foi feita para todos. A ABCTG se orgulha de uma difusora destes sentimentos que nos orgulha tanto”.
Neste ano, o evento tem como tradicionalista homenageado Omair Trindade. Historiador, ator, compositor, homem do rádio, televisão e cinema, Trindade foi coordenador e conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho e foi jurado na Califórnia da Canção e apresentador de Encontros de acordeonistas e gaiteiros do Sul do Brasil, além do programa Chasque da RBS TV, UCS TV, Futura e Terra.
Em sua trajetória, recebeu a outorga da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves com a medalha Mérito Cultural, Oscar Bertholdo e, em 2011, recebeu a premiação Vitor Matheus Teixeira da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Também foi Cavaleiro da Paz percorrendo a cavalo o Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia e grande parte do Brasil e integrou a comissão de recepção ao Papa João Paulo II.
Trindade destacou que a emoção de receber a homenagem é muito grande: “Ser um representante das comemorações alusivas ao 20 de Setembro é estar presente junto àqueles que me precederam e deram continuidade aos valores que a Revolução Farroupilha nos legou. Sou uma extensão e representante desta cultura formadora do nosso povo gaúcho”.
As atrações confirmadas são: peça teatral “Encontro na Praça”, com Roger Castro e o grupo Vivandeiros da Alegria; peça teatral “Um quero-quero me contou”, com o grupo Artistas no Palco; peça teatral “Entrevero Farroupilha”, com Grupo Luz & Cena; oficinas de vivências campeiras; atividade literária Lendas do Sul com a obra “Sepé Tiaraju: Um herói da pátria”, com o escritor Luiz Alfredo Borges; encontro de gaiteiros e de invernadas; apresentação de escolas; III Gincana Cultura da ABCTG; tertúlias; Tertúlia da Escola Mestre; contação de causos; jogos campeiros; sessões de cinema; bailes da 3ª idade; Feira do Livro gaúcho em parceria com a Dom Quixote Livraria & Cafeteria; jantares e almoços com aquisição de ingressos antecipadamente; cavalgada de abertura; cavalgada Cristo Rei.
Shows confirmados são: Grupo Compasso do Sul, Grupo Tropilha Gaviona, Os Tiranos, Família Gaúcha, Lisandro Amaral, Machado e Marcelo do Tchê, Moisés Oliveira & Grupo Vozes do Campo, Paloma e Miqüi, Paullo Costa & Grupo Tá Agarrado, Recordação Gaúcha, Roger Morais & Grupo Pátria Gaúcha, Tchê Barbaridade, Grupo Estância, Grupo Gacuhê e Grupo Tamoeiro.
Os Festejos Farroupilhas 2019 é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria da Cultura e da Associação Bento-Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG).
“Vida e obra de Paixão Cortês”
Os Festejos Farroupilhas deste ano homenageiam a “Vida e obra de Paixão Côrtes”. Natural de Santana do Livramento, o compositor, folclorista, radialista e pesquisador da cultura gaúcha João Carlos D’ávila Paixão Côrtes resgatou a cultura gaúcha e os símbolos do gauchismo, como a Chama Crioula, o Desfile dos Cavalarianos, a Ronda Crioula, e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas, criado em 1948 com o nome de 35, por Côrtes, Barbosa Lessa, Glauco Saraiva e Hélio José Moro. Faleceu em 27 de agosto de 2018.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
SEGIMU inicia modificações na rua José Martelli, em Bento
Santa Tereza: iniciadas as obras da nova Ponte da Linha José Júlio
Cooperativa Vinícola Aurora realiza encontro com TRT4 sobre Boas Práticas de Governança Corporativa e Trabalhista