A abertura oficial da Festa será no dia 13 de julho, quando será apresentado o tema desta edição e iniciada a peregrinação da imagem de Cristo Rei pelas 24 comunidades paroquiais, demais paróquias da cidade e instituições de ensino, saúde e cultura
O grupo de festeiros da 79ª Festa de Cristo Rei foi oficialmente completado na tarde do último domingo, 23 de março, com a apresentação dos festeiros jovens à comunidade. O momento especial aconteceu durante a tradicional Missa das 18h, na Igreja Matriz Cristo Rei, em Bento Gonçalves.
São eles: Thomás de Bortoli Orbach, representando a Paróquia Cristo Rei; Emanuel Faccini Baronio, representando a Comunidade Santa Helena; Natália Sitnievski, representando a Comunidade Nossa Senhora de Lourdes; Vinicius Zorzi, representando a Comunidade São Luiz; Beatriz Cestonaro, representando a Comunidade Nossa Senhora de Lourdes; Caroline Carminatti, representando a Comunidade Santa Marta; Vítor Marsango, representando a Comunidade Nossa Senhora de Fátima; Eduardo Peccin, representando a Comunidade Santo Antão; Natani Casagrande, representando a Comunidade Santo Antão; Rubens Tussett, representando a Comunidade São Bento; Tatiane Menegotto, representando a Comunidade do Vale Aurora.
Eles assumem a missão de auxiliar na organização e preparação dos festejos, que é encabeçada pelos casais festeiros Nadia Battistelo de Veiga e Dilvio de Veiga, representando a Comunidade Nossa Senhora das Graças – 8 da Graciema; Leodimar Zick e Roseli Zick, representando a Comunidade Nossa Senhora de Fátima; Gilmar Brino e Angela Brino, representando a Comunidade Imaculado Coração de Maria – Verona; Aline Casagrande e Rodrigo Meneguzzo, representando a Comunidade Santo Antão; Vadir Arcari e Silvana Arcari, representando a Comunidade Matriz Cristo Rei, juntamente com os padres Pedro Carissimi e Miguel Mosena.
Durante a apresentação, a festeira Aline Casagrande convidou os festeiros jovens a olharem para a assembleia e refletirem sobre seu papel na caminhada da Festa. “O objetivo é dar vida às festividades que representam nossa história e também manter acesa a chama da fé da nossa comunidade junto a Cristo Rei”, afirmou. Agradecendo o empenho de todos, acrescentou que, com criatividade e dedicação, esta será uma jornada repleta de momentos inesquecíveis.
Como gesto concreto de compromisso com o cuidado da criação, cada festeiro jovem recebeu uma muda de planta, simbolizando a proposta da Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. “Recebam-na, reguem-na, tratem-na com o mesmo amor e cuidado que toda criação divina merece”, ressaltou a coordenadora dos festeiros, Silvana Arcari.
Para muitos festeiros jovens, esse momento também é uma oportunidade de reviver a emoção de anos anteriores, quando tiveram a experiência de serem festeiros jovens pela primeira vez. Emanuel Baronio destacou a importância dessa vivência: “São 79 anos de história da Festa de Cristo Rei. Estando lá, se apresentando, não tem como não recordar todas as pessoas que dedicaram seu tempo para que essa celebração acontecesse”. Ele acrescenta que ser festeiro jovem é também uma forma de transmitir essa tradição para os demais jovens, mostrando que há muitas maneiras de se doar à Igreja, inclusive utilizando as ferramentas do dia a dia, como a tecnologia e as redes sociais, a serviço das comunidades.
A abertura oficial da Festa será no dia 13 de julho, quando será apresentado o tema desta edição e iniciada a peregrinação da imagem de Cristo Rei pelas 24 comunidades paroquiais, demais paróquias da cidade e instituições de ensino, saúde e cultura.
Acompanhe a 79ª Festa de Cristo Rei pelas redes sociais:
Facebook: Paróquia Cristo Rei – Bento Gonçalves
Instagram: @paroquiacristoreibg
Mutirão noturno: vias centrais receberam os serviços
Odontotop Bento Gonçalves brilha em convenção e celebra conquistas
Palestra “Mulheres: o que conquistaram e onde querem chegar” ocorre nessa quarta-feira