Desfile de carros alegóricos, um dos atrativos do evento que ocorre em Monte Belo do Sul de 25 a 28 de janeiro, terá cerca de 450 participantes
A sexta edição da Festa de Abertura da Vindima, em cartaz em Monte Belo do Sul, traz na sua essência uma revisitação à imigração italiana. O motivo de celebrar a cultura da uva e do vinho já reporta ao movimento que, em fins do século 19, implantou a vitivinicultura na região, auxiliando no seu desenvolvimento econômico e legando um dos tantos ofícios trazidos pelos italianos.
Entre os dias 25 e 28 de janeiro, todas essas características, presentes também na gastronomia, na arquitetura, na língua e em tantos hábitos da comunidade monte-belense, serão expostos a partir da programação proposta pela festa.
Um dos momentos mais evidentes disso será o desfile de carros alegóricos, no dia 28, às 14h. Na Rua Arthur Beltrame, logradouro do antigo pórtico do município, cerca de 30 carros e alas passarão contando a história de Monte Belo do Sul, em direção à praça da Igreja Matriz, reunindo cerca de 450 participantes. Serão mais de 10 das comunidades, devidamente caracterizadas como imigrantes, representando a identidade do povo através de símbolos e itens relacionados ao trabalho, à religiosidade, aos filós – reuniões com música, comida e jogos para a comunidade se encontrar – e à colheita da uva, entre outros.
Entre os diversos carros a passarem pela avenida, também estarão presentes o da corte – a rainha Giovanna Bombassaro e as princesas Alexia Pilonetto e Daiana Picoli Lovisa –; o das embaixatrizes da festa, acompanhadas do mascote Uvalino; o de grupos culturais; o da paróquia; e o da distribuição de uvas, que fecha o desfile.
A distribuição de uvas, aliás, será uma das atrações durante os quatro dias do evento que, neste ano, concentra sua agenda no centro do município. A Rua Sagrada Família, no trecho em frente à prefeitura, será palco para diversas atividades tendo a uva como protagonista. Além da distribuição do fruto durante os quatro dias do evento, haverá pisa de uva coletiva e exposição das cerca de 100 variedades cultivadas no município. “A colheita da uva é um acontecimento para nós. É uma atividade que traz importantes dividendos econômicos, mas que também está atrelada culturalmente aos imigrantes italianos. Celebrar a colheita, portanto, é celebrar o imigrante, que estabeleceu as bases de quem somos hoje”, comenta o secretário municipal de Cultura e Turismo, Alvaro Manzoni.
Pisa de uvas coletiva é novidade desta edição
Pela primeira vez, o evento terá como uma das grandes atrações uma pisa de uvas, que será realizada de modo coletivo. Num grande recipiente de 3 metros de diâmetro, chamado de mastela, grupos de 25 a 30 pessoas poderão reviver um método de elaboração de vinho dos primeiros imigrantes. Era pisando sobre os frutos que eles extraíam o sumo das uvas para iniciar o processo de vinificação. Além de pisar sobre as uvas, uma atividade com ingresso de R$ 50 (por pessoa), a festa possibilita que os turistas tenham um vinho a partir do mosto que eles próprios ajudaram a extrair. Essa opção terá um custo de R$ 100 e será realizada por vinicultores parceiros do município. O vinho poderá ser retirado em Monte Belo após ter seu processo concluído, cerca de sete a oito meses após, ou ser enviado a um endereço previamente informado em formulário.
Pisar em Monte Belo já é experimentar um pouco da imigração italiana. A pequena cidade, de cerca de 2,5 mil habitantes, parece um típico vilarejo do norte da Itália, mantendo edificações de outros tempos e conservando o jeito típico de uma comunidade cujas bases estão sedimentadas na cultura dos imigrantes. Até na língua. Por lá, o talian, o idioma nascido da mistura do italiano e do português, é uma espécie de língua oficial entre os moradores que ecoa fortemente pelas ruas.
É nessa ambientação que o município receberá os visitantes, convidando-os a conhecerem mais do município. A ExpoMonte reunirá dezenas de expositores, majoritariamente locais, dos mais diversos segmentos. Nessa feira multissetorial, serão exibidos produtos da agroindústria familiar, artesanato e maquinário agrícola, com destaque às vinícolas. O município conta, desde 2013, com o reconhecimento de Indicação de Procedência para seus vinhos e espumantes, demonstrando toda qualidade de seus rótulos. Essa já premiada produção poderá ser harmonizada com os saborosos pratos dos restaurantes participantes do evento, voltados à gastronomia típica e italiana contemporânea.
A programação artística do evento também traz à tona a valorização dos grupos italianos do município, mesclando com grandes atrações. Ao todo, serão mais de 20 – veja relação completa abaixo. Entre os destaques, estão os shows de Os Monarcas, na abertura do evento; do Nenhum de Nós, na sexta-feira; de Matheus & Mathias, no sábado; e de Os Atuais e da cantora italiana Mafalda Minnozzi, que se apresentam no domingo. Em meio a tantos atrativos aos visitantes, a feira também se dedica a aprimorar a agricultura, principal atividade econômica de Monte Belo do Sul. No dia 27, ocorre a quarta edição da Jornada Rural, realizada em parceria com a Emater. A oportunidade visa atualizar os produtores rurais quanto a novas tecnologias e técnicas de manejo no campo. Um movimento importante para que a atividade agrícola, principalmente ligada à uva, que responde por 86% do total das culturas do município, siga fazendo de Monte Belo um dos mais destacados produtores nacionais. A cidade é reconhecida por ser a maior produtora per capita de uvas viníferas da América Latina (16t per capita/ano), aquelas utilizadas exclusivamente para vinhos finos.
Serviço
O quê: 8ª Festa de Abertura da Vindima
Quando: de 25 a 28 de janeiro de 2024
Onde: ruas centrais de Monte Belo do Sul
Quanto: entrada franca
Programação artística
25/01/2024 (quinta-feira)
18h – Show Família Almeida
19h – Abertura Oficial
20h30 – Pisa da Uva – Edição especial às Soberanas e Autoridades convidadas
22h – Show Os Monarcas
26/01/2024 (sexta-feira)
14h – Tarde da Melhor Idade – Show Banda Nova
16h – Pisa da Uva
18h – Show Grupo Acordes
19h – Show Grupo de Danças Rastros do Tempo
19h30 – Show Pagode do Feijão
21h – Pisa da Uva
22h – Show Nenhum de Nós
27/01/2024 (sábado)
12h – Show Corais locais
13h – Show de Danças – Grupo Alemão Lustige Volkstanzgruppe Bergtal
13h45min – Pisa da Uva
14h30 – Tarde Infantil – Espetáculo Circense Cia Burzum
17h – Pisa da uva
17h30 – Show Ragazzi Dei Monti
19h – Show de Danças Italianas com Ballo D’Italia
20h – Show Banda Alma Nova
22h – Pisa da uva
22h30 – Show Matheus e Mathias
00h – DJ Gustavo MK
28/01/2024 (domingo)
09h – Missa de Ação de Graças pela Safra da Uva
11h – Grupo Vicentino
12h – Show Grupo The Travellers
14h – Desfile de Carros Alegóricos
15h30 – Show Grupo Sanfonaço
17h – Grupo de Danças Picolli Balerini
17h15 – Show com Os Atuais
19h – Pisa da Uva
19h30 – Show internacional de encerramento Mafalda Minnozzi (Itália)
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Merlo Fotografia
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira