2ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo contou com ações e atividades que visaram o combate ao preconceito, a valorização das capacidades e o respeito aos limites dos autistas
No sábado (20), ocorreu na Rua Coberta a Festa das Crianças Autistas. O evento encerrou as ações da 2ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo e proporcionou momentos de descontração, de encontros entre famílias, de um compromisso de combater o preconceito e de fomentar e de disseminar a informação correta sobre o tema. Na ocasião, o local teve brinquedos infláveis, pintura de rosto, comes e bebes, além de muita integração entre as famílias.
Silvana Cavalheiro Alves, do Grupo Voz Azul, destacou a importância da Festa das Crianças Autistas, assim como, as ações e atividades da Semana. “A Semana como um todo, o mês, foi importante para levar a informação correta sobre o que é o autismo, do símbolo, das características, da inclusão, conscientizar o comércio. Hoje, na Festa é o momento onde as famílias se reúnem, as crianças ficam à vontade. Cada evento que é feito está vindo mais famílias”.
Lucília da Silva trouxe seu filho de quatro anos para curtir o evento. Para ela, foi momento muito especial, pois “é voltado para eles. Por exemplo, não tem muito barulho, é tudo preparado para o cuidado deles. Então se consegue trazer para se divertirem. E a gente acaba encontrando outras pessoas que passam pelas mesmas coisas que nós, trocar experiências, conhecer as outras crianças com as mesmas dificuldades. A gente acaba criando laços aqui”.
Ainda, a Semana contou com Blitz Orientativa, corte cabelo para crianças autistas, tarde de cuidados para mães de autistas, a palestra realizada pela equipe técnica do TEAcolhe “Manejo clínico do paciente autista” e Oficina de Sabonete, aproveitamento de chás pela EMATER e diretrizes para abertura de MEI.
A Primeira-dama Cláudia Remus expressa sobre a necessidade de não só evidenciar o tema durante o mês de abril, mas para que tenha espaços durante o ano inteiro em todas as esferas da sociedade. “A Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo foi encerrada de forma positiva, pois pudemos destacar o tema sob vários aspectos, seja no clínico, na atenção aos cuidados das mães, de colocar o assunto na agenda da sociedade. É necessário cada vez mais caminhar juntos para termos uma sociedade de inclusão e de empatia, de acolhimento e de atenção às necessidades dos autistas”.
A 2ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo é uma realização da Prefeitura por meio do Gabinete da Primeira-dama, Secretarias de Saúde, de Educação, de Cultura, de Desenvolvimento Econômico, de Esportes e Desenvolvimento Social em parceria com o TEAcolhe, grupo Voz Azul, Associação Pró Autistas Conquistar e EMEFE Caminhos do Aprender.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa