Com o final do ano, chega o período de férias e muitos estabelecimentos entram em recesso, permanecendo fechados por longos períodos. Este é um dos motivos pelos quais é necessário reforçar ainda mais os cuidados para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A secretária da Saúde de Garibaldi, Simone Agostini de Moraes, lembra à comunidade a importância de fazer uma limpeza geral antes de fechar as empresas, residências e instituições por longos períodos. “Verifique se não há nenhum recipiente que possa acumular água, como vasos de flores, pneus ou garrafas deixados nos pátios e ambientes abertos”, orienta a secretária.
O grande volume de chuvas que ocorrem no verão brasileiro favorece o acúmulo de água, ambiente propício para a proliferação do inseto transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. A recomendação é que possíveis pontos de acumulação de água, mesmo em pequenas quantidades, sejam checados semanalmente.
Algumas dicas do setor de Controle da Dengue, da Secretaria Municipal da Saúde, para evitar o depósito de água:
– dar o destino correto a pneus;
– armazenar garrafas com o gargalo para baixo;
– tratar corretamente a água de piscinas;
– retirar o prato abaixo do vaso de flores;
– checar os objetos que ficam ao ar livre (no pátio) após as chuvas;
– usar repelentes, com reaplicações a cada 3 ou 4 horas.
Os Agentes de Combate à Dengue realizam um trabalho constante de visita a todos os imóveis do município, verificando se há a presença de larvas do mosquito e orientando a comunidade sobre sua prevenção. A ação também é feita pelos Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, há visitas a pontos estratégicos, onde a água parada é difícil de ser eliminada.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família