As férias escolares nas escolas particulares gaúchas começam a partir da próxima segunda, 16 de julho. As escolas têm autonomia para organizar seu calendário escolar e o tempo de duração do recesso, mas devem respeitar a semana do dia 23 a 27 de julho para recesso dos professores, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho. O retorno às aulas ocorrerá no dia 30 de julho e as atividades escolares seguem até dia 18 de dezembro. O Rio Grande do Sul conta com cerca de 415 mil alunos em escolas particulares.
A assessora pedagógica e de legislação educacional do Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS), Naime Pigatto, orienta as famílias a aproveitarem esse tempo livre para fazer atividades junto com os filhos, seja viajando ou não. Se os pais estiverem trabalhando, as noites podem ser uma ótima alternativa para experimentar algo diferente, como preparar uma refeição especial a várias mãos. “Descansar, dormir, também é importante, assim como repensar a organização dos estudos”, aponta Naime.
Nesse realinhamento da rotina, o aluno deve identificar e colocar de lado atitudes que atrapalham a sua concentração e reforçar hábitos que o ajudam nos estudos. O equilíbrio dos estudos com atividades esportivas, ou outras com as quais os estudantes se identificam, também é uma dica para começar o segundo semestre com algo novo.
Fonte: Assessoria de imprensa – SINEPE/RS
Festival Despertar do Vale é neste sábado no Vale dos Vinhedos
Nas boas-vindas ao South Summit Brazil 2025, Gabriel Souza destaca inovação na construção do RS do futuro
Etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho, em Bento, ocorre neste domingo, dia 13