632,7 mil veículos passaram pelas praças de pedágio entre os dias 27/12 e 2/1, 143,8 mil a mais em relação ao feriado do ano passado
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), por meio da Gerência Operacional (Goper), divulgou o balanço das ações realizadas no feriado de Ano-Novo nas rodovias estaduais administradas. Conforme o levantamento, 632,7 mil veículos passaram pelas praças de pedágio da EGR entre sexta (27.12) e quinta-feira (02.01). O total representa um aumento de 7% em relação ao volume de tráfego em dias normais. Na comparação com o feriado do ano passado, em que 488,9 mil veículos passaram pelas praças de pedágio, houve um aumento de 143,8 mil veículos que circularam pelas estradas da EGR, o equivalente a quase 30%.
A ERS-474, entre a ERS-239 e a BR-290, interligando os vales do Paranhana, do Sinos e do Caí, Serra Hortênsias ao Litoral Norte, registrou grande tráfego, com 88,2 mil veículos se deslocando pelo pedágio em Santo Antônio da Patrulha, o que representa um aumento de 114% no fluxo do trânsito em relação a dias normais.
Outra rodovia bastante movimentada foi a ERS-040, responsável por ligar a capital e a Região Metropolitana com o Litoral, com 168,9 veículos cruzando o pedágio de Viamão, número que representa um aumento de 58% no comparativo com o tráfego habitual.
Já nas rodovias pelas quais circulam turistas e visitantes em direção à Serra Gaúcha e região das Hortênsias, foram 44,4 mil veículos pela ERS-235, na praça de pedágio de Gramado, 40,3 mil veículos no pedágio de São Francisco de Paula, dado que corresponde a um aumento de 61% em relação ao fluxo nos dias normais, e 65,4 mil na ERS-115, em Três Coroas. Na RSC-453, em Boa Vista do Sul, o fluxo foi 6% superior em relação ao tráfego normal.
No âmbito dos serviços de resgate e socorro médico 24 horas por meio das ambulâncias, a Transul Emergências Médicas prestou 51 socorros médicos. No mesmo período, houve 135 atendimentos realizados pelos guinchos. Entre as atividades de maior demanda, destaca-se o atendimento a veículos que apresentaram problemas mecânicos. Por meio dos canais de atendimento ao cliente da EGR, foram atendidas mil ligações de usuários solicitando serviços e informações.
Para o diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacôr, as ações adotadas durante esse período foram fundamentais para receber o grande fluxo de veículos que transitaram pelas rodovias gaúchas. “Medidas estratégicas como o fortalecimento das equipes próprias e terceirizadas, juntamente com o reforço do grupo de trabalho, somada à expertise da EGR, foram cruciais para dar suporte e agilidade no atendimento aos motoristas, facilitando a mobilidade dos usuários”.
Serviços da EGR nas rodovias:
Serviço de Ambulância: Os serviços de ambulâncias abrangem 630 km de rodovias em dez praças de pedágio. As equipes prestam resgate e socorro médico 24 horas por dia. O trabalho fica a cargo da Transul Emergências Médicas. Para acionar o serviço, disque 0800 0090 192.
Guinchos nas rodovias: Neste período de grande fluxo nas estradas, os guinchos para atendimento poderão ser acionados pelo telefone 0800 648 3903. A EGR também mantém convênio com bombeiros voluntários de vários municípios.
Estrutura de parada e atendimento: Em todas as rodovias, a EGR oferece estrutura com sala de atendimento, sanitários e fraldário para gerar mais conforto para as famílias. Caso precise utilizar, procure pela equipe da EGR e faça uma boa viagem.
Tráfego em Tempo Real: Para o motorista ficar bem informado, a EGR disponibiliza um serviço para o acompanhamento do tráfego de veículos nas praças de pedágio em tempo real. Para acessar, basta clicar no link https://www.egr.rs.gov.br/em-tempo-real
Texto: Ascom/EGR
Foto: Raphael Nunes/EGR
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