O Departamento de Fiscalização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) deflagrou, nesta semana, operação de fiscalização nos municípios de Caxias do Sul e Farroupilha. A finalidade dos técnicos foi verificar as condições de atividades que receberam denúncias ambientais. Foram vistoriados 23 empreendimentos que fabricam embalagens, posto de combustíveis, fundição, fabricação de alimentos, gráfica, galvânica, recebimento e armazenagem de resíduos, fabricação de artefatos de fibra de vidro, central hidroelétrica, curtume, central de tratamento de efluentes líquidos e metalurgia.
Os analistas constataram seis infrações ambientais por irregularidades como a ampliação ou operação de atividade potencialmente poluidora sem licenciamento ambiental, disposição de resíduos, emissão atmosférica de material particulado e lançamento de material oleoso. Foi verificada ainda a necessidade de melhorias ambientais que serão exigidas aos responsáveis pelos empreendimentos.
O chefe da Divisão de Atendimento a Denúncias e Fiscalização de Rotina engenheiro químico Juarez Löff explica que a denúncia é o instrumento que qualquer cidadão pode utilizar para informar ou solicitar atendimento para um dano ambiental que está acontecendo ou que tenha possibilidade de ocorrer. Ela pode ser feita no site da Fepam, no linck ‘Denúncias Ambientais’ ou pelo Disque Denúncia: 0800-0312146.
A Fepam segue desenvolvendo diversas ações de fiscalização para verificar as condições de operação de atividades que já possuem licenciamento ambiental ou que apresentam potencial poluidor. Esta operação ocorreu com a participação de 11 analistas ambientais do Departamento de Fiscalização e do Balcão Ambiental Unificado da Sema/Fepam na Serra.
Fonte: Ascom Sema
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões