A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) acompanha a situação de um abatedouro de Lajeado que descarta efluentes no Rio Taquari. Após denúncia, técnicos da Fepam fiscalizaram o local, verificaram as condições de operação da estação de tratamento e constataram descarte irregular de água, que pode acarretar em infração administrativa ao empreendedor.
O problema acontece devido a uma interrupção no sistema de tratamento de efluentes líquidos industriais. “Em razão de uma manutenção na estação, houve uma parada provisória do tratamento que alterou a qualidade do efluente lançado”, explica o engenheiro químico da Fepam, Juarez Löff.
De acordo com Löff, os responsáveis pela operação do abatedouro já providenciaram as adequações necessárias. “Desde a ocorrência do evento o empreendedor vem agindo para retomar normalmente a operação do tratamento”, afirmou.
Também houve vistoria no local onde ocorre o despejo, mas não foi constatada presença de odor e alteração visível na cor da água. A Fepam fará novas inspeções no local para coletar amostras de efluente e monitorar o funcionamento da estação de tratamento da água.
Fonte: Ascom Sema
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor