A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) entregou a Licença de Instalação (LI) à empresa Chimarrão permitindo a implantação de uma pequena central hidrelétrica (PCH) no município de Muitos Capões.
A autorização foi entregue aos empreendedores pela presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, e pelo secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, na quinta-feira, 14.
Viana avaliou que “estamos em um período em que o Estado voltou a crescer e empreendimentos como este proporcionam desenvolvimento para o setor e beneficiam toda a população gaúcha”.
Para a presidente da Fepam, a entrega não se trata apenas de novas instalações de energia e garantiu que este tipo de empreendimento beneficia diretamente a sociedade. “A licença contribui para a geração de energia do Estado e, consequentemente, na melhoria na qualidade de vida da sociedade e a criação de novos empregos”, disse Marjorie.
Conforme o sócio da Chimarrão, Airton Pohl, a conclusão das obras está prevista para março de 2023. O investimento da usina, com potência de 11,8 megawatts (MW), será de R$ 60 milhões.
O diretor de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Eberson Silveira, ressaltou que “esta obra é muito importante, pois, além de aumentar a participação das fontes renováveis na matriz elétrica do Estado, agrega geração de energia hídrica no Rio Grande do Sul”.
Fonte: Governo do Estado
(RM)
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)
Projeto Trasnformando Vidas 2024 é finalizado com baile no São Bento, em Bento Gonçalves
Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi de Bento lançam programação alusiva ao combate à violência contra a mulher