O Departamento de Fiscalização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizou em 2018 mais de 800 fiscalizações ambientais que abrangeram 228 municípios do estado.
O chefe da Divisão de Fiscalização Ambiental, Juarez Löff, explicou que as fiscalizações realizadas consistiam em ações de controle e vigilância destinadas a impedir danos imediatos ou a atividades lesivas ao meio ambiente. Löff lembrou que as iniciativas são demandadas a partir de denúncias ambientais, solicitações de outros órgãos públicos ou ainda por meio do monitoramento das licenças ambientais emitidas pela Fepam.
A Fepam realizou no mesmo período dez grandes operações de fiscalização ambiental, abrangendo as regiões de competência dos oito Balcões de Licenciamento Ambiental Unificado da Sema/Fepam distribuídos no Rio Grande do Sul. Nessas operações foram vistoriados mais de 400 diferentes empreendimentos, que realizavam 78 tipos de atividades diversas, como supressão de vegetação, conversão de bioma pampa em lavoura, abatedouros e postos de combustíveis.
Qualquer pessoa pode informar um dano ambiental que esteja acontecendo ou que tenha possibilidade de ocorrer, por meio do canal de atendimento a denúncias ambientais pelo telefone 0800 0312146 ou pelo e-mail denuncia@fepam.rs.gov.br.
Texto: Catarina Gomes/Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor