A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) alcançou um novo recorde na arrecadação de multas ambientais em 2018. O acréscimo em relação ao ano anterior foi de 30,36%, até o momento, chegando ao valor de R$ 7,219 milhões.
A quantidade de autos de infração emitidos em 2018 não aumentou, entretanto, na mesma proporção. Em 2017 foram emitidos 1.485 autos de infração e, em 2018, foram 1.769, ou seja, 19,12% a mais.
Em 2016 foram gerados 1.157 documentos e, em 2015, foram 1.401 autos de infração.
A implantação de uma plataforma das infrações no Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL), no ano passado, trouxe maior transparência e efetividade às ações. No portal, o empreendedor toma ciência, pode emitir a guia de arrecadação ou mesmo contestar a penalidade recebida.
A secretária adjunta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Patrícia Möllmann, destaca que o crescimento da arrecadação foi possível graças ao aprimoramento dos instrumentos de fiscalização, organização das juntas de julgamento e empenho dos servidores.
Os valores arrecadados são depositados no Fundo Estadual do Meio Ambiente que destina parte deles para a manutenção da Sema, da Fepam e das Unidades de Conservação.
Fonte: Sema
Cinco mil pessoas prestigiam 3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora
Governo do Estado inicia trabalho de campo da batimetria no Guaíba
Próximo leilão do DetranRS oferta 611 veículos e sucatas