A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, Sebrae RS, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Sicredi Agro realizaram, nesta quarta-feira (20), a entrega das placas de rastreabilidade, com QR Code impresso, para que os clientes possam pesquisar a origem e o caminho dos produtos comercializados na Feira do Produtor Rural. A solenidade foi realizada no Anfiteatro da Fundação Casa das Artes. Nesta primeira etapa, 25 produtores integraram o projeto Feirantes da Serra, do Programa Juntos Para Competir.
Desde de maio de 2021, os feirantes participaram de oficinas sobre Identificação de Produtos, Comunicação e Vendas. Também receberam consultorias em Mapeamento e Avaliação da Organização da Propriedade, Organização de Processos e Registros de Produção, Implantação de Sistemática para Formação de Lote e Orientação sobre Conteúdos Digitais, entre outros.
A principal novidade para o consumidor é que será possível acessar, com auxílio do celular, o QR Code para conhecer a história da família de agricultores, a localidade onde vivem, e os produtos que estão sendo levados para casa. Todos os conteúdos estão hospedados no site da Prefeitura (www.bentogoncalves.atende.net).
Para o supervisor do Senar, Nilson Finger “nossa missão é de levar conhecimento, informação e tecnologia para sociedade. E ter essa informação, de forma minuciosa para o consumidor, é um projeto que tem o objetivo de melhorar a qualidade, mostrar a origem do produto, a realidade das propriedades e dar a segurança para o consumidor. E tudo ao alcance do celular”, disse.
Ideia compartilhada com o gerente do Sebrae, César Nascimento. “Esse projeto é inovador e traz muitos resultados. É a tecnologia chegando na agricultura, e o nome da família, da marca estão expostos, após o trabalho realizado pelas equipes, que tem todo um histórico, e toda rastreabilidade, para segurança na entrega final ao consumidor”.
A união do público e do privado, para realização do projeto, foi destacada pelo gerente do Sicredi, Marcelo Luis Bettoni. “Satisfação de participar deste projeto, que representou a união de esforços entre poder público, iniciativa privada, Sebrae e produtores. A gente sabe que a nossa vontade era ver as melhorias na feira, e o primeiro passo foi dado. Hoje estamos entregando as placas com pix, rastreabilidade das propriedades e informação ao consumidor. Agradecemos por estarmos inseridos neste projeto”.
Um novo grupo será formatado para a segunda etapa do programa. “A rastreabilidade é um caminho importante e agora faremos uma segunda etapa para que mais produtores possam participar dessas ações, e ampliar o resultado deste trabalho”, salienta o gestor de projetos do Sebrae, Aldoir Bolzan de Morais.
Bento é a segunda cidade a realizar o projeto, que já é desenvolvido em Caxias do Sul. “Uma ação inovadora para nossa região. Irá facilitar o trabalho do produtor e do consumidor. Agradeço a parceria do Sebrae, Senar e Sicredi no desenvolvimento desde projeto, e cada agricultor que aceitou entrar nesse programa. É importante salientar que estamos investindo muito forte no interior, com horas máquinas, GPS Rural, projeto para espaldeiras, e tantas outras ações”, destaca o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Volnei Christófoli.
Para o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira “é um QrCode que vai possibilitar que o consumidor se aproxime do produtor, e conheça o produto que está comprando. Uma ação que será muito importante para as famílias. São ações que credenciam Bento como referência e mostram o potencial do nosso município”.
O que dizem os produtores:
Celso Antônio Strapazzon, há mais de 30 anos atuando na Feira do Produtor. “É uma conquista. O primeiro impacto foi que ia ser muito difícil e complicado, pois o agricultor não está tão inserido na tecnologia, e aos poucos fomos aprendendo, nos qualificando. As equipes foram nos auxiliando e estamos conseguindo fazer o trabalho. É importante, pois o consumidor consegue conhecer o produto, como é produzido, quem está produzindo. Vai agregar valor, e também incentivar que as filhas sigam esse trabalho no interior”.
Adair Pedro Dorigon ressaltou o projeto como “uma vantagem para os agricultores, que tem mais facilidade para trabalhar e o consumidor para conhecer nosso trabalho”.
Júlio César Osmarin: “é um ganho enorme, e essa importância é justamente para mostrar para o cliente que a gente trabalha para ele. E mostrar que nosso produto é de qualidade, e que tem toda origem orgânica”.
Estiveram presentes o vereador Ari Peliccioli, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares, Cedenir Postal e produtores.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José Martim Estefanon e Rodrigo De Marco
Egresso de Criação Digital da UCS dirige documentário sobre cheias no Vale do Taquari
Comissão Executiva dos 150 Anos da Imigração Italiana realiza reunião de atualização da programação oficial
Caxias do Sul e Carlos Barbosa recebem a Corrida do Sesi no dia 1º de maio