Feirantes de Bento passam a oferecer rastreabilidade dos produtos

A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, Sebrae RS, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Sicredi Agro realizaram, nesta quarta-feira (20), a entrega das placas de rastreabilidade, com QR Code impresso, para que os clientes possam pesquisar a origem e o caminho dos produtos comercializados na Feira do Produtor Rural. A solenidade foi realizada no Anfiteatro da Fundação Casa das Artes. Nesta primeira etapa, 25 produtores integraram o projeto Feirantes da Serra, do Programa Juntos Para Competir.

Desde de maio de 2021, os feirantes participaram de oficinas sobre Identificação de Produtos, Comunicação e Vendas. Também receberam consultorias em Mapeamento e Avaliação da Organização da Propriedade, Organização de Processos e Registros de Produção, Implantação de Sistemática para Formação de Lote e Orientação sobre Conteúdos Digitais, entre outros.

A principal novidade para o consumidor é que será possível acessar, com auxílio do celular, o QR Code para conhecer a história da família de agricultores, a localidade onde vivem, e os produtos que estão sendo levados para casa. Todos os conteúdos estão hospedados no site da Prefeitura (www.bentogoncalves.atende.net).

Para o supervisor do Senar, Nilson Finger “nossa missão é de levar conhecimento, informação e tecnologia para sociedade. E ter essa informação, de forma minuciosa para o consumidor, é um projeto que tem o objetivo de melhorar a qualidade, mostrar a origem do produto, a realidade das propriedades e dar a segurança para o consumidor. E tudo ao alcance do celular”, disse.

Ideia compartilhada com o  gerente do Sebrae, César Nascimento. “Esse projeto é inovador e traz muitos resultados. É a  tecnologia chegando na agricultura, e o nome da família, da marca estão expostos, após o trabalho realizado pelas equipes, que tem todo um histórico, e toda rastreabilidade, para segurança na entrega final ao consumidor”.

A união do público e do privado, para realização do projeto, foi destacada pelo gerente do Sicredi, Marcelo Luis Bettoni. “Satisfação de participar deste projeto, que representou a união de esforços entre poder público, iniciativa privada, Sebrae e produtores. A gente sabe que a nossa vontade era ver as melhorias na feira, e o primeiro passo foi dado. Hoje estamos entregando as placas com pix, rastreabilidade das propriedades e informação ao consumidor. Agradecemos por estarmos inseridos neste projeto”.

Um novo grupo será formatado para a segunda etapa do programa. “A rastreabilidade é um caminho importante e agora faremos uma segunda etapa para que mais produtores possam participar dessas ações, e ampliar o resultado deste trabalho”, salienta o gestor de projetos do Sebrae, Aldoir Bolzan de Morais.

Bento é a segunda cidade a realizar o projeto, que já é desenvolvido em Caxias do Sul. “Uma ação inovadora para nossa região. Irá facilitar o trabalho do produtor e do consumidor. Agradeço a parceria do Sebrae, Senar e Sicredi no desenvolvimento desde projeto, e cada agricultor que aceitou entrar nesse programa. É importante salientar que estamos investindo muito forte no interior, com horas máquinas, GPS Rural, projeto para espaldeiras, e tantas outras ações”, destaca o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Volnei Christófoli.

Para o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira “é um QrCode que vai possibilitar que o consumidor se aproxime do produtor, e conheça o produto que está comprando. Uma ação que será muito importante para as famílias. São ações que credenciam Bento como referência e mostram o potencial do nosso município”.

O que dizem os produtores:
Celso Antônio Strapazzon, há mais de 30 anos atuando na Feira do Produtor. “É uma conquista.  O primeiro impacto foi que ia ser muito difícil e complicado, pois o agricultor não está tão inserido na tecnologia, e aos poucos fomos aprendendo, nos qualificando. As equipes foram nos auxiliando e estamos conseguindo fazer o trabalho. É importante, pois o consumidor consegue conhecer o produto, como é produzido, quem está produzindo. Vai agregar valor,  e também incentivar que as filhas sigam esse trabalho no interior”.

Adair Pedro Dorigon ressaltou o projeto como “uma vantagem para os agricultores, que tem mais facilidade para trabalhar e o consumidor para conhecer nosso trabalho”.

Júlio César Osmarin: “é um ganho enorme, e essa importância é justamente para mostrar para o cliente que a gente trabalha para ele. E mostrar que nosso produto é de qualidade, e que tem toda origem orgânica”.

Estiveram presentes o vereador Ari Peliccioli, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares, Cedenir Postal e produtores.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José Martim Estefanon e Rodrigo De Marco

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