Patrona Beatriz Myrrha realizou a contação de história sobre a primeira árvore do mundo, baseada na mitologia africana
Nesta quarta-feira (14), ocorreu no Auditório da EMEF Maria Borges Frota, a abertura oficial da Feira do Livro Infantil Sesc, em Bento Gonçalves. Os alunos do Jardim A e B do educandário, e uma turma da EMEF Senador Salgado Filho, estavam ansiosos pelo momento mágico de ouvir a contação de histórias pela própria patrona Beatriz Myrrha, tendo contado sobre a primeira árvore do mundo, do seu livro “O Céu de Baobá”, baseada na mitologia africana.
Beatriz é uma escritora plena de narrativas. Sejam orais ou escritas, irradia um domínio de habilidades para contar, essa atividade tão própria do ser humano, podemos dizer, inata. A patrona vai ter roteiro abrangente até o dia 23 de maio, onde vai levar sua graça, leveza, talento e conhecimento para, cerca de, três mil crianças de até cinco anos, de 45 escolas municipais.
Estiveram presentes o Diretor do Sesc, Jaques Fachinelli, a coordenadora cultural do Sesc, Cristina Rasera, a Secretária de Educação, Andreza Peruzzo, a bibliotecária da Biblitoeca Pública Castro Alves, Paula Porto, a diretora do educandário Jaqueline Bondan de Lima, diretora da EMEF Senador Salgado Filho, Daniela Soso, auxiliar dos Programas Sociais do Sesc, Guilherme Krema, entre outros. Na ocasião, ocorreu a entrega oficial dos livros da Patrona para a Biblioteca Pública, SMED, Sesc.
Em abril, o Sesc promoveu a Oficina de Mediação de Leitura com a bibliotecária e produtora cultural, Eunice Pigozzo, onde foi ministrado sobre as histórias e temas da escritora, além de incentivar possíveis atividades a serem feitas tendo como base as narrativas. As participantes puderam mergulhar no universo mágico dos livros “A tartaruga e o coelho – uma outra história” e “O céu de baobá”. As escolas ganharam um exemplar de cada título para trabalhar atividades com os pequenos e integrar e ampliar o acervo das bibliotecas.
De acordo com Cristina Rasera, a Feira do Livro Infantil Sesc “tem a missão de incentivar a leitura na primeira infância. Através de atividades lúdicas, levar as crianças ao mundo da imaginação, auxiliando no desenvolvimento integral, com uma curadoria séria e que atende o universo dos pequenos proporcionando ampliar os seus repertórios”.
A Secretária de Educação enfatiza sobre a necessidade da leitura para a primeira infância e parceira para a continuidade de estimular o hábito da mesma.
“A leitura é essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, estimulando a criatividade, ampliando o vocabulário, melhorando a concentração e fortalecendo o vínculo entre adultos e crianças quando feita de forma compartilhada. A leitura contribui para o desempenho escolar e para a formação de cidadãos mais críticos e participativos. É muito importante incentivar a leitura desde cedo, como fazemos nas nossas escolas da rede municipal, proporcionando a participação em feiras de livros. Nossa parceria com a Feira do Livro Infantil SESC é uma ação poderosa para formar leitores”.
A 9ª Feira do Livro Infantil Sesc conta com o apoio da Biblioteca Pública Castro Alves e das Secretarias de Educação e de Cultura e tem como tema “Histórias de Criar Mundos”.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Conheça alguns detalhes da organização da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO REOLON, EM CAXIAS DO SUL
GCM APREENDE ADOLESCENTE COM MOTOCICLETA COM IRREGULARIDADES EM SINAIS IDENTIFICADORES NO BAIRRO CONCEIÇÃO, EM BENTO GONÇALVES