Feira do Livro Infantil Sesc: início das atividades ocorreu nesta quarta-feira, 14, na EMEF Maria Borges Frota, em Bento

Patrona Beatriz Myrrha realizou a contação de história sobre a primeira árvore do mundo, baseada na mitologia africana

Nesta quarta-feira (14), ocorreu no Auditório da EMEF Maria Borges Frota, a abertura oficial da Feira do Livro Infantil Sesc, em Bento Gonçalves. Os alunos do Jardim A e B do educandário, e uma turma da EMEF Senador Salgado Filho, estavam ansiosos pelo momento mágico de ouvir a contação de histórias pela própria patrona Beatriz Myrrha, tendo contado sobre a primeira árvore do mundo, do seu livro “O Céu de Baobá”, baseada na mitologia africana.

Beatriz é uma escritora plena de narrativas. Sejam orais ou escritas, irradia um domínio de habilidades para contar, essa atividade tão própria do ser humano, podemos dizer, inata. A patrona vai ter roteiro abrangente até o dia 23 de maio, onde vai levar sua graça, leveza, talento e conhecimento para, cerca de, três mil crianças de até cinco anos, de 45 escolas municipais.

Estiveram presentes o Diretor do Sesc, Jaques Fachinelli, a coordenadora cultural do Sesc, Cristina Rasera, a Secretária de Educação, Andreza Peruzzo, a bibliotecária da Biblitoeca Pública Castro Alves, Paula Porto, a diretora do educandário Jaqueline Bondan de Lima, diretora da EMEF Senador Salgado Filho, Daniela Soso, auxiliar dos Programas Sociais do Sesc, Guilherme Krema, entre outros. Na ocasião, ocorreu a entrega oficial dos livros da Patrona para a Biblioteca Pública, SMED, Sesc.

Em abril, o Sesc promoveu a Oficina de Mediação de Leitura com a bibliotecária e produtora cultural, Eunice Pigozzo, onde foi ministrado sobre as histórias e temas da escritora, além de incentivar possíveis atividades a serem feitas tendo como base as narrativas. As participantes puderam mergulhar no universo mágico dos livros “A tartaruga e o coelho – uma outra história” e “O céu de baobá”. As escolas ganharam um exemplar de cada título para trabalhar atividades com os pequenos e integrar e ampliar o acervo das bibliotecas.

De acordo com Cristina Rasera, a Feira do Livro Infantil Sesc “tem a missão de incentivar a leitura na primeira infância. Através de atividades lúdicas, levar as crianças ao mundo da imaginação, auxiliando no desenvolvimento integral, com uma curadoria séria e que atende o universo dos pequenos proporcionando ampliar os seus repertórios”.

A Secretária de Educação enfatiza sobre a necessidade da leitura para a primeira infância e parceira para a continuidade de estimular o hábito da mesma.

“A leitura é essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, estimulando a criatividade, ampliando o vocabulário, melhorando a concentração e fortalecendo o vínculo entre adultos e crianças quando feita de forma compartilhada. A leitura contribui para o desempenho escolar e para a formação de cidadãos mais críticos e participativos. É muito importante incentivar a leitura desde cedo, como fazemos nas nossas escolas da rede municipal, proporcionando a participação em feiras de livros. Nossa parceria com a Feira do Livro Infantil SESC é uma ação poderosa para formar leitores”.

A 9ª Feira do Livro Infantil Sesc conta com o apoio da Biblioteca Pública Castro Alves e das Secretarias de Educação e de Cultura e tem como tema “Histórias de Criar Mundos”.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido