Federação Varejista do RS leva pauta do Dia Livre de Impostos à Assembleia Legislativa

Entidade esteve presente no Grande Expediente proposto pelo deputado Felipe Camozzato

A Federação Varejista do Rio Grande do Sul participou, nesta quarta-feira, 14, do Grande Expediente da Assembleia Legislativa do RS, em uma ação de apoio à campanha nacional Dia Livre de Impostos (DLI), iniciativa que chama atenção para a elevada carga tributária brasileira e seus impactos no cotidiano da população. A comitiva da Federação foi composta pelo presidente Ivonei Pioner, a diretora de Relações Institucionais e Governamentais Clarice Strassburguer, a coordenadora da CDL Jovem Shaíze Maldonado Roth, o diretor da CDL Jovem Lucas Magnani, e o diretor de Crescimento e Expansão Ricardo Bartz. O ato foi proposto pelo deputado Felipe Camozzato, com o apoio de outros parlamentares.

Camozzato destacou que o DLI é uma oportunidade concreta de sensibilizar a população e os legisladores sobre o impacto direto dos impostos no dia a dia dos cidadãos. “O Dia Livre de Impostos é uma data fundamental para que o parlamento possa ecoar um fato marcante na sociedade brasileira: a sensação de que pagamos impostos demais para um retorno insuficiente dessa carga tributária, que só vem aumentando ao longo dos anos. São 148 dias trabalhados por ano somente para pagar impostos no Brasil. Se continuar nesse ritmo, veremos um país que empobrecerá gradativamente”, pontua o deputado.

Com coordenação da CDL Jovem, entidade vinculada à Federação Varejista, O Dia Livre de Impostos terá ações em todo o estado no dia 29 de maio. Integrantes da CDL Jovem, presentes no Grande Expediente, ressaltaram a importância de conscientizar a população. “A nossa intenção é falar à população sobre a alta carga tributária e o pouco retorno que nós vemos. É importante que saibamos que hoje o Brasil é um dos países que menos retorna a carga tributária de impostos para os nossos direitos no dia a dia”, pontua Shaíze.

 A adesão do Legislativo à pauta é sinal de avanço na defesa da causa. “É o primeiro ano que conseguimos fazer uma ação estadual de divulgação e nada melhor do que ser na Assembleia Legislativa. O dia de hoje foi um ponto inicial para que no dia 29 tenhamos a ação no estado inteiro, com todas as CDLs Jovem participando dessa ação”, afirma o diretor da CDL Jovem, Lucas Magnani

A Federação Varejista do RS é uma das principais apoiadoras do DLI no estado e vê na campanha uma forma de promover um ambiente de negócios mais justo e competitivo “Nós apoiamos o Dia Livre de Impostos com muita veemência.  Muitas pessoas pensam que o imposto é por parte de quem empreende, o que não é verdade. Quem tem um negócio é apenas um repassador dos impostos que vão para os governos. Por isso convidamos todos a participarem do dia 29, é uma data onde trazemos esclarecimentos e atuação a favor da redução de impostos no Brasil”, concluiu Ivonei Pioner.

Estabelecimentos podem se cadastrar

Empresários que se identificam com a causa do Dia Livre de Impostos podem participar da ação por meio de cadastro a ser feito no portal www.dialivredeimpostos.org.br. Cada lojista é livre para definir suas estratégias, podendo escolher itens ou ofertar produtos com desconto por um determinado período.

A participação é aberta tanto para lojas online quanto para lojas físicas, e os descontos precisam ser equivalentes às taxas de tributação dos respectivos segmentos. O portal ainda oferece o serviço de informar aos consumidores as empresas participantes da proposta e conhecerem a diferença dos valores de produtos com e sem impostos.

O Dia Livre sem Impostos foi criado em 2003 através da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), como uma forma de chamar a atenção sobre os valores dos impostos e de governantes. Atualmente, o movimento envolve cerca de 80 mil estabelecimentos.

Crédito: Diego Dias

Fonte: Exata Comunicação

PG

error: Conteúdo Protegido