A Fecovinho (Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul) realizou um evento de lançamento da programação de seus 65 anos, nesta quarta-feira, 24, nas dependências do auditório da Sicredi-Serrana, em Carlos Barbosa. Atualmente são associadas à instituição as cooperativas Alfredo Chavense, Aurora, Garibaldi, Nova Aliança, Pradense e São João. Na prática, são aproximadamente 5 mil famílias envolvidas responsáveis por cerca de um quarto (1/4) da produção anual de uvas e vinhos do Estado.
Foram apresentados projetos para o ano pela diretoria, como o lançamento de um livro que será elaborado pelo jornalista Cassius André Fanti; o fortalecimento do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER – para o setor vitivinícola, especialmente aos Associados de suas Cooperativas, além de capacitações para futuros Conselheiros e dirigentes de Cooperativas; até o evento do aniversário, que será dia 22 de novembro.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que esteve presente na solenidade, salientou que a Fecovinho “tem um simbolismo muito forte, na defesa das famílias cooperativas”.
Oscar Ló, presidente da Fecovinho e da Cooperativa Garibaldi, afirmou que “é um momento muito importante sabendo do passado, da história, das dificuldades e do surgimento, que foi em um momento de dificuldade dos agricultores de vender suas produções”, recordou.
Para Itacyr Pozza, presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, a Fecovinho tem “ajudado e representado as cooperativas vinícolas da Serra. O setor vinho nestes últimos anos cresceu e as cooperativas cresceram no setor. A gente enxerga que o consumidor está confiando mais nos produtos de cooperativas”, reconheceu.
O diretor executivo da Fecovinho, Hélio Marchioro, destacou que o momento é de reflexão. “Temos a necessidade de imaginar o futuro, diria que o que estamos fazendo é tentar nos localizar no momento histórico que estamos vivendo, aprofundando dois rumos: o aperfeiçoamento tecnológico e o centro da cooperação”, disse.
Anfitrião do encontro, o presidente da Sicredi-Serrana, Marcos André Balbinot, afirmou que “com grande orgulho que sediamos este evento de lançamento. Porque nos sentimos parte deste movimento cooperativo. A Sicredi Serrana, muitas vezes os associados são os mesmos da cooperativa de vinho e da Sicredi, para nós é um orgulho e reforça o nosso compromisso de sermos o braço financeiro deste movimento comunitário”, comentou.
Durante o evento foram apresentados ainda os projetos de nova Logomarca para a instituição, bem como o curso de “Cooperação para o Fortalecimento da Vitivinicultura Familiar na Serra Gaúcha” e seu planejamento, que será oferecido pela ESPM.
O evento teve apoio da Sicredi Serrana e da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB.
Clique para ampliar as demais imagens:
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor