Com o Dia das Crianças se aproximando, a Fecomércio-RS avalia as expectativas de vendas para a data, com base no cenário econômico atual, e destaca os pontos a serem observados pelos lojistas. Conforme a avaliação, a data ocorrerá em um cenário de pandemia controlada, mercado de trabalho aquecido e nova rodada de estímulos fiscais. Um outro ponto observado é que o aumento de renda disponível tem ocorrido em famílias que tipicamente têm mais crianças, o que deve repercutir nas vendas, principalmente de lojas que atuam com foco em rendas mais baixas.
Por outro lado, é preciso observar que a inflação, apesar dos recentes alívios trazidos sobretudo pelas desonerações do ICMS, permanece alta, e os juros elevados, que encarecem o crédito, são limitantes do consumo. Ainda, tanto o percentual de famílias endividadas quanto inadimplentes já está alto. Outra questão relevante é que o comércio de bens deve também concorrer com uma maior parcela do orçamento destinada ao consumo de serviços.
Presentes mais caros
Neste ano, os produtos tipicamente comercializados no Dia das Crianças serão marcados por preços maiores. No acumulado em 12 meses até agosto, os brinquedos ficaram 20,32% mais caros do que no mesmo período do ano passado, enquanto a cesta de consumo medida pelo IPCA aumentou 8,73%. O aumento também ocorreu com roupas e calçados infantis. Nesse contexto, a expectativa é que os comércios que são mais impactados pela data registrem em 2022 um faturamento nominal superior ao do mesmo período do ano passado. Entretanto, é importante frisar que uma grande parte desse incremento vem do aumento de preços. Esse setor foi altamente impactado pelo aumento de custos nos últimos 12 meses. Ainda assim, descontada a inflação, o volume de vendas deve ser levemente mais alta do que o ano passado. “Esse ano, muito mais do que nos dois últimos anos, os serviços serão fortes concorrentes do varejo de bens na disputa pelo presente do dia das crianças”, completou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.
Entre os itens buscados para presentear, a avaliação destaca que os artigos recreativos e esportivos, que incluem brinquedos, devem apresentar receitas maiores do que 2021, com algum impulso também em itens de vestuário, calçados e eletrônicos. Vale observar que as vendas do comércio, porém, irão concorrer com os serviços em maior intensidade do que nos últimos anos, de forma que os gastos para comemorações e experiências podem ter preferência ou maior espaço na destinação do orçamento das famílias para a data, que se aproxima em um contexto pandêmico bem diferente do ano anterior.
Para auxiliar o comércio a alavancar as vendas no Dia das Crianças 2022, a Fecomércio-RS elenca três dicas importantes. Confira:
– Mantenha uma comunicação assertiva com o cliente, especialmente nas redes sociais. Mostre o que ele encontrará na sua loja, sugira opções de presentes;
– Crie promoções atrativas. Busque parcerias com seus fornecedores e/ou outros comércios de bens e serviços;
– Crie uma programação especial para a data, decore e organize sua loja tornando-a um local interessante para “um programa de família”.
Fonte: Fecomércio / RS
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