A pesquisa traz aspectos estruturais relacionados ao perfil desse segmento e também conta com avaliações do momento atual e expectativas
A Fecomércio-RS lançou a primeira rodada da sondagem do Varejo de Moda de 2023. A pesquisa aborda aspectos estruturais e também conjunturais do segmento, a partir das percepções dos tomadores de decisão. A Sondagem ocorreu entre os dias 16 de maio e 2 de junho de 2023 e entrevistou 385 estabelecimentos do varejo de vestuário, acessórios e calçados. Todos eram optantes do Simples Nacional.
A sondagem foi formada de uma amostra bem equilibrada de negócios entrantes no mercado (21,2% tinham até três anos) e de estabelecidos (34,5% tinham mais de 10 anos de funcionamento). Entre os entrevistados, 41,0% apresentavam até cinco pessoas trabalhando e 22,3% contavam com uma força de trabalho com dez pessoas ou mais. A grande maioria (85,7%) dos negócios que participaram da sondagem contava com um estabelecimento único. Em geral, os estabelecimentos funcionam apenas em espaços alugados (78,7%).
A pesquisa também abordou aspectos financeiros relacionados à organização, planejamento, financiamento e condição de adimplência. Uma questão que se destaca dentro desse aspecto é referente à tomada de empréstimos quando há necessidade de financiar as operações. A sondagem mostrou que 70,9% dos entrevistados utilizam o capital dos sócios para financiar as operações. Em 17,9%, os indivíduos recorrem a financeiras e em 11,2% dos casos se utilizam de bancos e/ou cooperativas de crédito. “Os pequenos empreendimentos têm a característica marcante de que são as reservas dos donos que financiam as operações quando há necessidade de tomada de crédito. Se por um lado isso reduz o endividamento junto ao sistema financeiro e os riscos decorrentes disso, também se abre um canal para embaralhar as finanças pessoais com as do negócio, e isso também é potencialmente um grande risco”, pondera Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.
Em relação às vendas, a sondagem perguntou sobre controles de vendas e estoques, a atualização e renovação de produtos, as formas de impulsionamento de vendas, as formas de pagamento e treinamento de novos funcionários. Entre os entrevistados, há ainda um contingente elevado (16,9%) de negócios que não realizam esse acompanhamento de forma informatizada de vendas e/ou estoques. Quanto ao impulsionamento de vendas, o destaque é para as publicações em redes sociais – mecanismo utilizado por 77,1% dos estabelecimentos da amostra.
Por fim, os entrevistados responderam questões relativas ao desempenho das vendas e a expectativas quanto ao futuro. Nesta edição, em virtude do período de realização da pesquisa, eles avaliaram também o desempenho das vendas de Dia das Mães. Nesse aspecto, 71% classificaram as vendas como semelhantes às de 2022, sendo que 17% perceberam melhora e 12% piora. Os entrevistados foram questionados se as vendas dos últimos seis meses atenderam suas expectativas: 71,2% afirmou que as vendas têm atingido suas expectativas. Quanto ao futuro, 54% espera que suas vendas mantenham-se estáveis e 41,6% espera melhora.
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial
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