A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, acredita que as vendas no Dia dos Namorados em 2016 deverão se manter no mesmo patamar registrado em 2015. Isso em função do atual momento vivido pela economia brasileira, cujo viés de queda de consumo está sendo interrompido, tendo chegado ao seu limite. É fato, porém, que no Rio Grande do Sul o fato do ICMS ser maior do que em muitos outros estados brasileiros pode inibir um pouco mais o potencial de vendas.
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, com base no estudo realizado pela entidade, aponta que os presentes deverão estar concentrados em artigos do vestuário e calçados, perfumaria e cosméticos, além de outros artigos de uso pessoal. Segundo ele, realizar promoções atraentes será uma bela maneira de atrair os consumidores, ainda temerosos em gastar.
– O impacto no orçamento das famílias brasileiras com a instabilidade econômica e política do país foi grande. Aos poucos, as pessoas estão querendo retomar seu potencial de compra, mas isso leva algum tempo. No Dia dos Namorados, acreditamos que os consumidores irão fugir de aquisições feitas por meio do rotativo dos cartões de crédito e uso do cheque especial. A melhor alternativa é as lojas utilizarem crediário próprio, que deverá estar protegido contra a inadimplência através do uso do SPC. Vale lembrar que recente pesquisa da FCDL-RS mostra que uma em cada três pessoas que procuram crédito nas lojas estão inadimplentes. Por conta desse quadro, as vendas à vista vem se tornando cada vez mais comuns – aponta Vitor Augusto Koch.
A FCDL-RS também espera uma maior seletividade dos clientes, na busca da melhor relação custo-benefício dos produtos a serem adquiridos. Isso deverá reduzir levemente o ticket médio dos presentes adquridos. Em 2014, a média gasta foi de R$ 105,00. Já em 2015, foi de R$ 90,00 por produto vendido, indicador que deve se manter em 2016.
As mulheres tendem a gastar e presentear mais do que os homens nesta ocasião. Segundo estudo feito pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista do ABC, de São Paulo, 53% das vendas serão direcionados aos maridos e namorados e 37,3% para as esposas e namoradas. Ou seja, as mulheres são mais propensas a presentear na data em questão, enquanto os homens devem ser mais insistentemente lembrados do Dia dos Namorados.
– Isso mostra que os lojistas podem incrementar suas vendas se conseguirem atrair um número maior de consumidores homens, lembrando-os da importância de presentear suas namoradas, noivas e esposas nesta data – diz Vitor Koch.
A FCDL-RS também lembra aos lojistas do setor varejista a importância de prestar um atendimento ainda mais qualificado aos seus clientes, especialmente pelo fato do Dia dos Namorados ter um apelo sentimental muito forte. Como os presentes são direcionados, o ideal é que vendedores homens atendam as mulheres e que as vendedoras atendam os homens, possibilitando uma troca de opiniões a respeito dos artigos.
Fonte: FCDL-RS
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