Acumulado de janeiro a julho em comparação ao mesmo período do ano passado mostra crescimento nominal de 0,3%
O polo moveleiro de Bento Gonçalves começa a mostrar sinais de uma gradual retomada. Conforme dados levantados pela Inteligência Comercial do Sindmóveis, o faturamento acumulado de janeiro a julho de 2020 foi de R$ 1,1 bilhão nas indústrias do polo, que inclui cerca de 300 empresas nos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. O cenário é considerado de estabilidade, com crescimento nominal de 0,3% em relação ao mesmo período de 2019.
Já nas indústrias moveleiras do RS como um todo, com faturamento de R$ 3,89 bilhões, é verificada uma queda nominal de 5,9% em relação ao mesmo período de 2019. Embora os meses de março e abril tenham sido os piores meses da história para a indústria moveleira de Bento Gonçalves, a partir de maio o setor iniciou uma reação cujos resultados positivos foram registrados especialmente nos últimos dois meses.
Se forem considerados em termos reais, a indústria ainda tem queda na produção e faturamento. Cabe destacar as muitas incertezas no ambiente econômico derivadas da pandemia e seus efeitos que ainda serão sentidos no segundo semestre. “Aos poucos, as indústrias da região começam a estancar as perdas do ano, mas ainda é cedo para comemorar uma reação mais consistente”, pondera o presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini.
Com a retomada gradual da produção moveleira, somam-se às dificuldades do setor os atrasos no abastecimento de insumos e os altos custos das matérias-primas. Além do fornecimento de chapas, a indústria de móveis depende de componentes como ferragens e hardware, tintas e vernizes, revestimentos, adesivos e colas, papel, papelão, embalagens, ferramentas e serras e outros insumos de madeira.
Os números devem seguir melhorando nos próximos meses, mas ainda se espera que fechem o ano negativos em termos reais. O desempenho do setor moveleiro depende de uma reação mais consolidada da demanda interna e externa e a velocidade de retomada da economia. O ano de 2020 ainda deve registrar a pior queda do PIB da história brasileira, sendo que uma retomada mais consistente é esperada apenas em 2021.
Desde o início da pandemia, o Sindmóveis Bento Gonçalves vem buscando apresentar oportunidades de negócios aos seus associados com palestras e fóruns online cujo objetivo é apresentar à indústria moveleira canais de vendas alternativos e formas de acesso a eles. Em sua maioria, essas oportunidades são focadas no mercado global. Ao mesmo tempo, os consultores de inteligência e estratégia do Sindmóveis estão à disposição para o agendamento de assessorias individuais com associados. Além dos fóruns e webinares sobre oportunidades de negócios no mercado internacional e e-commerce, também estão sendo realizados cursos rápidos sobre plataformas de informações de mercado gratuitas como ComexStat e Trademap.
Fonte e foto: Sindmoveis-BG
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA