O desempenho do setor moveleiro de Bento Gonçalves no primeiro quadrimestre do ano (jan-abr) mantém a sequência de meses com crescimento até agora. A comparação dos quatro primeiros meses do ano com o mesmo período de 2017 sinaliza uma leve recuperação para o polo, mas ainda longe dos patamares de 2013 – quando teve início a crise do setor.
Em Bento Gonçalves, o faturamento no período teve crescimento nominal de 6,2%. Criação de empregos, com saldo positivo de 144 postos formais no período, atingindo 6.272 trabalhadores do polo moveleiro até o fim de abril. Destaque ainda maior nas exportações, com crescimento de 20,5%.
No Rio Grande do Sul, o crescimento foi ainda maior no período: 9,4% a mais no faturamento de janeiro a abril. Entretanto, as exportações tiveram incremento de 12,1%, bem menos que no polo de Bento Gonçalves.
No país como um todo, crescimento de 10% na produção de móveis e de 14% nas exportações.
Apesar do bom resultado, o Sindmóveis entende que será um longo período de recuperação pela frente, cercada por incertezas políticas e econômicas e agravada recentemente pela paralisação dos caminhoneiros e seus efeitos. A instabilidade econômica intensificada no mês de maio e junho impede uma retomada mais vigorosa da indústria e do setor.
Fonte: Sindmóveis
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor