Fase local do Sínodo 2021-2023 segue recebendo sugestões e propostas, na Diocese de Caxias do Sul

A Coordenação de Pastoral e a Equipe Diocesana do Sínodo apresentaram, na véspera do Natal do Senhor, em 24 de dezembro de 2021, a versão prévia da síntese da fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023. O documento, de 11 páginas, aborda os principais aspectos pontuados pelos leigos, leigas, lideranças eclesiais, sociais, políticas culturais da nossa complexa e diversificada sociedade contemporânea. Também compõem o rol das representações e reflexões as respostas vindas por parte do bispo diocesano, dos sacerdotes, dos religiosos e religiosas que atuam nas paróquias, pastorais, movimentos da Diocese de Caxias do Sul.

Com a publicação, no dia 24 de dezembro, a Diocese abriu novo prazo para o envio de mais contribuições. Com a decisão da Santa Sé de aumentar o período da fase diocesana para o mês de julho de 2022, a Igreja diocesana propõe as sugestões sejam enviadas até o dia 30 de junho de 2022 e assim, a síntese final será entregue à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 31 de julho.

Será a CNBB a responsável pela compilação das sínteses das dioceses do Brasil e posterior envio à Conferência Episcopal Latino-americana e Caribenha (Celam), que reunirá o material das conferências nacionais e os destinará a Roma, para a preparação do documento de trabalho. O Sínodo terá seu ponto alto em outubro de 2023.

ACESSE OS MATERIAIS DO SÍNODO

Documento Preparatório

Vademecum do Sínodo

Síntese Prévia da Fase Diocesana

Questionário para novas contribuições da Fase Diocesana

Fonte: Felipe Michelon Padilha / Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul

Foto:

error: Conteúdo Protegido