A Coordenação de Pastoral e a Equipe Diocesana do Sínodo apresentaram, na véspera do Natal do Senhor, em 24 de dezembro de 2021, a versão prévia da síntese da fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023. O documento, de 11 páginas, aborda os principais aspectos pontuados pelos leigos, leigas, lideranças eclesiais, sociais, políticas culturais da nossa complexa e diversificada sociedade contemporânea. Também compõem o rol das representações e reflexões as respostas vindas por parte do bispo diocesano, dos sacerdotes, dos religiosos e religiosas que atuam nas paróquias, pastorais, movimentos da Diocese de Caxias do Sul.
Com a publicação, no dia 24 de dezembro, a Diocese abriu novo prazo para o envio de mais contribuições. Com a decisão da Santa Sé de aumentar o período da fase diocesana para o mês de julho de 2022, a Igreja diocesana propõe as sugestões sejam enviadas até o dia 30 de junho de 2022 e assim, a síntese final será entregue à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 31 de julho.
Será a CNBB a responsável pela compilação das sínteses das dioceses do Brasil e posterior envio à Conferência Episcopal Latino-americana e Caribenha (Celam), que reunirá o material das conferências nacionais e os destinará a Roma, para a preparação do documento de trabalho. O Sínodo terá seu ponto alto em outubro de 2023.
ACESSE OS MATERIAIS DO SÍNODO
> Síntese Prévia da Fase Diocesana
> Questionário para novas contribuições da Fase Diocesana
Fonte: Felipe Michelon Padilha / Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul
Foto:
Tríduo da 78ª Festa de Cristo Rei, em Bento, iniciou nesta quinta-feira, 21
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRENDE MULHER POR FURTO EM LOJA NA ÁREA CENTRAL DE BENTO GONÇALVES