Foi publicado nesta segunda-feira, 10 de janeiro, o Decreto Municipal 7.110, que coloca Farroupilha em situação de emergência devido à estiagem, que vem, entre outros prejuízos, resultando em perdas nas produções agrícolas em diversas localidades do interior.
O documento tem embasamento técnico, cujos dados foram coletados pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Farroupilha, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Inspetoria Veterinária de Farroupilha/Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar).
As informações do estudo demonstram que a situação é delicada em diferentes culturas. Na produção frutícola, por exemplo, as perdas giram em torno de 40%. A olericultura também foi afetada, apresentando 30% de prejuízo ao considerar as espécies mais representativas no município, como as folhosas, couve-flor e couve-brócolis. Já a produção de milhão (grão) foi prejudicada em cerca de 17%, e a produção de leite, 20%.
O decreto municipal, juntamente com as informações técnicas do município referente à situação em que se encontra, serão encaminhadas ao Governo do Estado para serem homologadas. Em caso de resposta positiva, o município poderá contar também com recursos estaduais e federais para auxiliar os produtores no enfrentamento à estiagem.
Fonte: Prefeitura de Farroupilha
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves