Desde o último mês de julho, começaram a chegar ao mercado vinhos e espumantes moscatéis com o selo da Indicação de Procedência – IP Farroupilha. Nesta quinta-feira, 1º de setembro de 2016, os rótulos com o selo da IP Farroupilha foram lançados oficialmente, durante o evento de divulgação dos resultados da 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilhae na véspera da abertura do Festival do Moscatel, permitindo que o público desses dois importantes eventos – prestigiados pela comunidade local e regional, formadores de opinião e turistas – , conheça e aprecie os produtos certificados.
O presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel, procedeu a apresentação dos onze rótulos certificados. “Esse é um marco na história do município. Com o reconhecimento nacional e internacional que uma Indicação de Procedência confere, conquistamos uma condição que irá abrir portas para as vinícolas e para o setor vitivinícola como um todo, constituindo um legado sem precedentes no município e que será lembrado por muitos anos”, destacou.
Nessa fase inicial, no total, são 300 mil litros de vinhos e espumantes com qualidade, tipicidade das uvas moscatéis e identidade certificadas. São oito empresas associadas à Afavin que irão comercializar esses primeiros vinhos e espumantes com o selo IP Farroupilha. Os produtos certificados são: Vinho Moscato Adega Chesini (Adega Chesini); Espumante Moscatel Cave Del Vêneto (Adega Chesini); Espumante Moscatel Monte Paschoal (Basso Vinhos e Espumantes); Espumante Moscatel Cave Antiga (Cave Antiga Vitivinícola); Vinho Moscato Castellamare (Cooperativa São João); Espumante Moscatel Castellamare (Cooperativa São João); Espumante Moscatel Cappelletti (Vinhos Cappelletti); Espumante Moscatel Antonio Augusto Colombo (Vinícola Colombo); Espumante Moscatel Casa Perini (Vinícola Perini); Vinho Moscato Tonini (Vinícola Tonini); Espumante Moscatel Tonini (Vinícola Tonini).
Para serem avalizadas, as bebidas passaram por análises laboratoriais e degustação às cegas no laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, sendo aprovadas por unanimidade pelos enólogos que compõem o Conselho Regulador da Indicação Geográfica Farroupilha. “Com a conquista de uma Indicação de Procedência, estamos contribuindo para construir a imagem e o mapa do vinho brasileiro com respeitabilidade e identidade de sabores e aromas. Nesse mundo vitivinícola globalizado, a IP Farroupilha é um cartão de visitas de dar orgulho aos brasileiros”, salientou Mauro Celso Zanus, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho e um dos responsáveis pela análise sensorial dos produtos, em seu pronunciamento durante o lançamento dos rótulos.
O certificado de registro da Indicação Geográfica (IG) Farroupilha, na modalidade Indicação de Procedência, para vinhos finos moscatéis foi outorgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) à Afavin, em outubro de 2015. A IG Farroupilha possui a particularidade de ter, no interior da área geográfica delimitada, uma Região Delimitada de Produção de Uvas Moscatéis (RDPM), centrada na região tradicional produtora das uvas moscatos. A RDPM possui 379 km2, e dela deverão ter origem pelo menos 85% das uvas para os vinhos da IP Farroupilha. A principal variedade é a tradicional Moscato Branco, historicamente cultivada no município. Esta variedade não é encontrada em outras regiões produtoras fora do Brasil. As outras variedades autorizadas são todas moscatéis, incluindo: Moscato Bianco, Malvasia de Cândia (aromática), Moscato Giallo, Moscatel de Alexandria, Malvasia Bianca, Moscato Rosado e Moscato de Hamburgo.
11ª Seleção de Vinhos revela vencedores
A 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilha revelou na noite desta quinta, 1º de setembro, os vencedores do concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município. Foram concedidas entre onze vinícolas, 24 medalhas de prata, 33 medalhas de ouro e 2 distinções especiais Moscatel Premium.
A Distinção Moscatel Premium, que é considerada a premiação máxima do concurso, é conferida ao vinho e ao espumante moscatéis que obtém maior pontuação no concurso, com o intuito de destacar o posto de maior produtor nacional dessas variedades ocupado por Farroupilha e, desde 2015, lembrando que Farroupilha é a mais nova Indicação de Procedência de Vinhos Finos do país, com foco nas bebidas elaboradas com uvas moscato.
A divulgação dos premiados ocorreu em evento no Centro de Eventos do Parque Cinquentenário, em Farroupilha. Antecedendo a premiação foram apresentados ao público os primeiros rótulos certificados, que já estão sendo comercializados com o selo da Indicação de Procedência Farroupilha.
Este ano, o concurso avaliou 171 amostras, quantidade 42% superior à primeira edição do concurso, realizada em 2006. Os produtos concorreram em treze categorias, que compreendem vinhos finos e de mesa, espumantes, frisantes e sucos de uva. A análise sensorial foi feita por grupo composto por 35 degustadores no período de 1 a 3 de agosto. O painel de premiados consiste em um verdadeiro guia, com a indicação de bebidas de qualidade, aos consumidores e apreciadores, sendo que o concurso tem como diferencial avaliar produtos já disponíveis ao mercado consumidor. Apenas uma categoria – vinho branco fino seco moscatel tranquilo – permite amostras a granel, em virtude da produção acentuada de uvas moscatéis existente no município (cerca de 50% da produção nacional).
A 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilha teve como promotores a Prefeitura de Farroupilha, através das Secretarias Municipais de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin).
Patrocinam o evento: Agrimar e Sotrima, Amazon Group, Agrovitti, Basf, BiotecSul, Corticeira Paulista, Cromo Gráfica, Facchin Import & Export, Ever Intec, Guaresi, LNF Latino Americana, Irmãos Luvison, Juntos Para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL); Sicredi, Tramontina, Vêneto Mercantil e Verallia. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do SulSeminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.
RESULTADO OFICIAL
11ª SELEÇÃO DE VINHOS DE FARROUPILHA
PAINEL DA EXCELÊNCIA VINÍCOLA LOCAL
Este ano, o evento contou com a inscrição de 171 amostras de produtos, em 13 categorias. As 59 medalhas entregues, sendo 34 de ouro, 23 de Prata e 02 Distinções Especiais Moscatel Premium, evidenciam a credibilidade conquistada pelo concurso. Trata-se de um certame consolidado em seu propósito de valorizar e promover a produção local, sendo uma ‘vitrine’ do que a indústria vinícola local produz de melhor.
MOSCATEL PREMIUM
Vinho branco fino seco Moscato Arbo – Vinícola Perini
Espumante Moscatel Branco Cappelletti – Vinícola Cappelletti
OURO
Vinho Branco Fino Seco Moscatel Tranquilo (engarrafado ou a granel)
Moscato R2 2016 Tanque 801 – Vinícola Perini
Espumante Moscatel
Cave Antiga 2015 (Cave Antiga Vitivinícola)
Bel Mont (Vinícola Belmonte)
Antonio Augusto Colombo (Vinícola Colombo)
Rosado Casa Perini Aquarela (Vinícola Perini)
Tonini (Vinícola Tonini
Vinho Frisante Moscatel
Rosé Suave Monte Paschoal (Basso Vinhos e Espumantes)
Espumante Brut Champenoise
Monte Paschoal Dedicato 2012 (Basso Vinhos e Espumantes)
Perini (Vinícola Perini)
Espumante Brut Charmat
Branco Prosecco Monte Paschoal (Basso Vinhos e Espumantes)
Castellamare Rosé (Cooperativa Vinícola São João)
Antonio Augusto Colombo (Vinícola Colombo)
Prosecco Casa Perini (Vinícola Perini)
Vinho Branco Fino Seco (a exceção de moscatéis)
Riesling Castellamare (Cooperativa Vinícola São João)
Chardonnay Casa Perini 2015 (Vinícola Perini)
Vinho Tinto Fino Seco
Chesini Gran Vin 2011 (Adega Chesini)
Merlot Monte Paschoal Dedicato 2013 (Basso Vinhos e Espumantes)
Tannat Monte Paschoal Dedicato 2013 (Basso Vinhos e Espumantes)
Cabernet Sauvignon e Merlot Casa Perini Solidário 2014 (Vinícola Perini)
Tannat Arbo (Vinícola Perini)
Suco de Uva
Tinto integral Monte Paschoal (Basso Vinhos e Espumantes)
Tinto integral Del Grano (Basso Vinhos e Espumantes)
Tinto integral San Diego (Cooperativa Vinícola São João)
Tinto integral Benacchio (Irmãos Benacchio)
Tinto integral Don Guilherme (Vinícola Colombo)
Branco integral Jota Pe (Vinícola Perini)
Vinho Tinto de Mesa Seco
Bordô Del Grano Gold (Basso Vinhos e Espumantes)
Cappelletti (Vinícola Cappelletti)
Bordô Don Giusepp (Vinhos Don Giusepp)
Vinho Tinto de Mesa Suave
Bordô Cappelletti (Vinícola Cappelletti)
Bordô Tonini (Vinícola Tonini)
Vinho Branco de Mesa Seco
Lorena Adega Chesini (Adeha Chesini)
Lorena Don Giusepp (Vinhos Don Giusepp)
PRATA
Vinho Branco Fino Seco Moscatel Tranquilo (engarrafado ou a granel)
Moscato Monte Paschoal Virtus 2016 (Basso Vinhos e Espumantes)
Moscato Tanque 73 (Basso Vinhos e Espumantes)
Moscato Giallo Cappelletti (Vinícola Cappelletti)
Moscato Arbo Lote 1224 (Vinícola Perini)
Vinho Frisante Moscatel
Branco Suave Perini Macaw Tropical (Vinícola Perini)
Espumante Brut Charmat
Rosé Casa Perini (Vinícola Perini)
Vinho Tinto Fino Seco
Cabernet Sauvignon Adega Chesini (Adega Chesini)
Sangiovese Cave Antiga 2012 (Cave Antiga Vitivinícola)
Venerabile Livella Cave Antiga (Cave Antiga Vitivinícola)
Merlot Castellamare, garrafão 4,6l (Cooperativa Vinícola São João)
Merlot Castellamare, Bag-in-box 3l (Cooperativa Vinícola São João)
Cabernet Sauvignon Don Giusepp (Vinhos Don Giusepp)
Tannat Don Giusepp (Vinhos Don Giusepp)
Vinho Branco Fino Seco (a exceção de moscatéis)
Chardonnay Monte Paschoal Dedicato 2014 (Basso Vinhos e Espumantes)
Vinho Rosado Fino Seco
Merlot Rosé Monte Paschoal Virtus 2015 (Basso Vinhos e Espumantes)
Suco de Uva
Adega Chesini 2015 (Adega Chesini)
Vinho Tinto de Mesa Seco
San Diego (Cooperativa Vinícola São João)
Bordô Tonini (Vinícola Tonini)
Vinho Tinto de Mesa Suave
San Diego (Cooperativa Vinícola São João)
Vinho Branco de Mesa Seco
Niágara Adega Chesini (Adega Chesini)
Lorena San Diego (Cooperativa Vinícola São João)
Niágara San Diego (Cooperativa Vinícola São João)
Vinho Branco de Mesa Suave
Jota Pe (Vinícola Perini)
Cappelletti (Vinícola Cappelletti)
Fonte: Imediata Comunicação
Após quebra de 28%, Aurora estima safra de recuperação que deve passar de 70 milhões de quilos de uva
Bento em Vindima: abertura oficial ocorre em 16 de janeiro
Cooperativa Vinícola Garibaldi inicia recebimento de uvas da safra 2025