Farrapos sofre revés, mas segue na vice-liderança do Hexagonal do Super 12

Alviverde teve a sua primeira derrota na temporada 2025. No entanto, o time de Bento Gonçalves ainda depende somente de suas próprias forças para conquistar a vaga à final

O Farrapos teve a sua invencibilidade quebrada na temporada 2025. Diante da Poli-SP, o alviverde foi superado pelo placar de 35 a 22, em partida realizada no último sábado (6), no Estádio da Montanha, válida pela penúltima rodada do Hexagonal do Super 12. Apesar do resultado negativo, o time de Bento Gonçalves chega para a última rodada dependendo somente de suas próprias forças para alcançar a vaga à decisão pelo título.

O jogo:

O confronto começou bastante equilibrado, marcado pelo intenso embate físico, seja nas formações fixas como na busca pela posse de bola. Os primeiros pontos da partida foram marcados pela Poli-SP através de penal. O Farrapos virou a partida com try de Civardi, o qual, após rápida troca de passes do ataque, chegou ao ingoal para marcar os primeiros pontos alviverdes. No entanto, pouco depois, os paulistas ficaram novamente na frente do placar com mais um penal, 6 a 5.

O time paulista passou a levar a melhor nos embates físicos e aproveitou os penais cometidos pelo Farrapos para ganhar metros no campo e empurrar os donos da casa para trás. Com uma intensa pressão, a Poli-SP anotou o seu primeiro try após formação de maul, o qual terminou dentro do ingoal. Nos minutos finais da etapa inicial, o Farrapos conseguiu quebrar a defesa paulista e, após sequência de rucks na linha do ingoal, Civardi anotou o segundo try da equipe alviverde, encostando no marcador: 11 a 10 para a Poli-SP no primeiro tempo.

Na etapa derradeira, a Poli-SP passou a dominar as ações da partida. Com maior volume de jogo, o time paulista ampliou a vantagem com quatro tries anotados, sendo dois convertidos, 35 a 10. O Farrapos esboçou uma reação, diminuindo o placar com try de Civardi, o qual arrancou do meio do campo até o ingoal para marcar o seu terceiro try na partida, e com try de Lafa, nos minutos finais, em sequência de rucks na linha dos 5 metros, 35 a 22.

Na última rodada, o Farrapos encara fora de casa o Jacareí-SP, atual campeão brasileiro e líder do Hexagonal, o qual garantiu a sua vaga de forma matemática ao vencer o São José, fora de casa. A Poli-SP, por sua vez, visita o já eliminado Pasteur-SP, em Guarulhos. Para a equipe alviverde, uma vitória garante a equipe na final. Em caso de empate ou derrota, o time de Bento Gonçalves terá que torcer por um tropeço da Poli-SP. Os jogos da rodada derradeira ocorrem no próximo sábado, dia 13.

Resultados da 4ª rodada do Hexagonal:

São José-SP 13 x 27 Jacareí-SP

Farrapos 22 x 35 Poli-SP

Charrua 15 x 31 Pasteur-SP

Última rodada (13/09):

Jacareí-SP x Farrapos

São José-SP x Charrua

Pasteur-SP x Poli-SP

CLASSIFICAÇÃO:

1º Jacareí-SP: 20

2º Farrapos: 16

3º Poli-SP: 15

4º São José-SP: 6

5º Pasteur-SP: 5

6º Charrua: 0

Fonte: Ativa Assessoria

Foto: Kevin Sganzerla